Siga nossas redes sociais!

Destaques

Élite | 4ª temporada estreia a 18 de junho

Imagem do avatar

Publicado

a

Cada vez mais estão disponíveis na plataforma da Netflix, produções espanholas que conseguiram conquistar com sucesso, fãs ao redor do mundo e um desses exemplos foi sem dúvida, Élite que já tem uma 5ª temporada confirmada e vai estrear a sua 4ª temporada no próximo dia 18 de Junho, em exclusivo na Netflix com novos dramas, novas personagens e o regresso do colégio de elite, Las Encinas, que vai continuar a dar que falar.

Élite é um drama adolescente espanhol de 2018 indicado para maiores de 18 anos que se tornou num fenómeno global, sendo que está repleto de suspense, mistério, crime, thriller e com alguns clichês pelo meio que foi criado por Carlos Montero e Darío Madrona diretamente para a Netflix.

A história desenrola-se maioritariamente no conceituado colégio, Las Encinas, onde jovens pertencentes à alta sociedade de Espanha têm direito a ter uma boa educação. Um dia, tudo muda neste estabelecimento quando três adolescentes de classe operária são transferidos para esta escola privada bem exclusiva através de uma bolsa de estudo que lhes é oferecida após um incidente que ocorreu na escola pública onde estavam, levando a que as desigualdades entre eles e os alunos ricos resultem num homicídio misterioso. Será que vão encontrar a pessoa responsável por este crime? E que segredos é que estes adolescentes escondem?

Estes três adolescentes são Christian (Miguel Herrán), Nadia (Mina El Hammani) e Samuel (Itzan Escamilla) que não vão ter a vida facilitada quando começam a estudar em Las Encinas, pois sofrem pela classe onde estão inseridos, mas vão sem dúvida, mexer com a vida destes jovens ricos que fazem parte de famílias que são poderosas e influentes em Espanha e assim, sempre foram privilegiados e fizeram tudo aquilo que quiseram, sem pensarem nas consequências. Por isso, a chegada de Samuel, Nadia e Christian vai trazer mudanças para todos.

Ao longo dos episódios, temos a oportunidade de conhecer o dia-a-dia dos alunos de Las Encinas e os seus respetivos dramas e polémicas que vão envolvendo o público e vão retratando assuntos que estão relacionados com qualquer drama que faz parte do período da adolescência, mas neste caso, onde determinados atos podem levam a consequências graves e levantando questões importantes. A adolescência é aquele momento que estes jovens estão um pouco naquela fase de descoberta sobre as suas identidades e as suas ambições que dão valor a coisas fúteis e em que eles acreditam que têm muito a perder. Muitos fazem o que for preciso para alcançarem aquilo que mais desejam, pois para eles, as aparências são essenciais para que seja criada uma determinada reputação e as redes sociais influenciam a vida e respetivas decisões destes adolescentes com uma intensidade que por vezes, eles precisam de lidar com isso e muitas outras coisas que pode vir a se tornar perigoso e afetar o futuro de cada um.

Élite explora temas bem pertinentes para a sociedade a nível da saúde mental, discriminação, preconceito, privilégio, poder, corrupção, ambição, relações e conflitos familiares, religião, traumas, violência, bullying, sexualidade, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, relacionamentos tóxicos e abusivos, diferenças entre classes sociais, homossexualidade, imigração, racismo, xenofobia, homofobia que estão presentes em todas as culturas e muito mais.

A série aborda a sexualidade de um modo bem natural e explícito e também em diversas formas. O amor também é explorado de diferentes maneiras, através de um triângulo amoroso e do relacionamento entre Ander (Arón Piper) e Omar (Omar Ayuso) que neste caso implica as dificuldades que existem em não assumir a sua sexualidade que pode ter um impacto na religião de uma das partes. Para além disso é desenvolvida a importância de um símbolo que representa a religião de alguém como o uso do hijab no caso de Nadia e os seus respetivos desafios, pois nem toda a gente aceita essas tradições. Todos estes são temas variados e interessantes que são combinados de uma forma inteligente, informativa e sem filtros que educam de certa forma os espetadores com uma história que vai testando os limites das suas personagens e como pode vir a afetá-las.

A história é desenvolvida em torno de um mistério que neste caso é um homicídio que vai sendo dividida em duas linhas de tempo diferentes entre si que vão depois fazer a ligação necessária para se desvendar o crime em questão, pois vão sendo contadas as histórias de cada uma das personagens e a possível relação que podem ter com o caso que a polícia está a investigar no presente, através de interrogatórios que vão sendo realizados a cada uma destas ao mesmo tempo que são mostradas cenas do passado através de flashbacks que podem ajudar a juntar os pontos até ao momento em que ocorreu o derradeiro crime. Será que vão encontrar a pessoa que é realmente culpada? Cada uma das temporadas tem um mistério para ser resolvido em que podem surgir não só cenas de flashbacks, mas também de flashforwards, caso o acontecimento tenha ocorrido no futuro.

Esta é uma série que é passada maioritariamente em Las Encinas que é constituída por temas polémicos e mais pesados que ainda possam ser um tabu que são bem abordados e por uma história cheia de romances com alguns casais improváveis, intrigas, luxos, ressentimentos, invejas, desconfianças, segredos obscuros, revelações, traições, sexo, tensões, humilhações, famílias disfuncionais, manipulações e onde ninguém é completamente inocente e qualquer um pode ser o verdadeiro culpado, em que as pessoas podem ser facilmente influenciadas por outras que têm poder e conexões. Para além disso, vão entrando novos alunos em cada uma das temporadas e o que não falta neste drama são o uso de drogas de um modo explícito e cenas com teor sexual.

A história vai lançando pistas para que o espetador consiga juntar as peças deste puzzle e desvendar o mistério, sendo que este vai criando todo o tipo de teorias que pode vir a acertar ou a estar completamente errado. Enquanto isso, as personagens vão sendo exploradas a um ritmo bem próprio e adequado para quem sabe, alcançarem o amadurecimento necessário para serem quem precisam de ser, em que temos a oportunidade de conhecer as diferentes vertentes de cada uma delas.

Esta produção consegue entreter e faz lembrar algumas séries que já criaram a sua própria comunidade de admiradores, em que eu considero Élite como sendo uma mistura de Gossip Girl e 90210 com How to Get Away with Murder, Riverdale e Glee (o uniforme do colégio é semelhante ao que foi utilizado na Dalton Academy, porém não tem a parte da cantoria).

Élite tem os elementos necessários para ser um drama adolescente com sucesso que tem uma história mais realista e intrigante que envolve quem está a assistir, acabando por prender a atenção, devido à forma como tudo vai sendo organizado e desenvolvido e onde podem acontecer coisas inesperadas, sendo que é uma das séries mais populares da Netflix que consegue cativar com eficácia, o público. Vale a pena ver numa maratona relativamente rápida que cria curiosidade, vontade e interesse em querer saber mais, principalmente para quem gosta deste tipo de produções que é constituído por um elenco com umas caras bem conhecidas da série, La Casa de Papel, como María Pedraza, Miguel Herrán e Jaime Lorente que interpretaram Alison, Rio e Denver.

Agora não percam a estreia da 4ª temporada de Élite no próximo dia 18 de Junho, em exclusivo na Netflix!

Autêntica geek, principalmente com tudo relacionado com filmes e séries. Esta é uma das minhas grandes paixões, de tal forma que eu resolvi criar um blog, onde partilho a minha opinião sobre o que vejo do universo dos filmes e das séries: A Geek Traveller.

Mais artigos