Connect with us

Cinema

A experiência em eventos de Cultura Pop na Europa

Avatar photo

Published

on

Quando uma das melhores formas de celebrar a cultura pop é ter a oportunidade de ser um dos muitos visitantes que participam em eventos da Comic Con ou em convenções que são dedicadas a uma determinada temática, em que não existe falta de oferta nos diferentes países da Europa e em outros continentes e por isso, é sempre fundamental que se avalie bem em primeiro lugar antes de escolher.

São vários os eventos que existem que comemoram os diferentes temas que fazem parte da cultura pop e eu considero-me como uma autêntica geek, principalmente no universo dos filmes e das séries, sendo que eu gosto um pouco de tudo, mas não deixo de ser uma pessoa curiosa quando nestes recintos são apresentados outras áreas, tais como o cosplay, música, anime, gaming e muito mais.

A minha primeira experiência em eventos deste tipo foi sem dúvida, a Comic Con Portugal, em que estive presente em todas as suas edições desde que foi criada em 2014, nos quais inicialmente fui sozinha para outra cidade, sendo que eu tenho boas memórias de cada uma destas, juntamente com todas as pessoas que eu conheci que têm esta paixão em comum que é a cultura pop. Sempre tive interesse e fui pesquisando cada vez mais sobre as convenções que existiam no mercado de outros países, seja na Europa ou mesmo nos Estados Unidos da América, sendo que sempre tive o desejo de ir um dia, assim que tivesse possibilidade e depois da Comic Con Portugal, eu resolvi aventurar-me por outros eventos, mas desta vez noutros países da Europa.

heroes & villains fan fest

©Ana Calado

Num fim-de-semana em Maio de 2017, eu fui ao evento Heroes & Villains Fan Fest no Olympia em Londres, Inglaterra que esgotou, pois era a sua primeira edição na Europa e que infelizmente, teve cancelamentos de alguns dos seus convidados. Esta convenção foi mais dedicada ao universo dos super-heróis e dos vilões do universo da DC e da Marvel, sendo que foram representadas séries e filmes, tais como, Arrow, Flash, Gotham, Legends of Tomorrow, Supergirl, Guardians of the Galaxy e Captain America em que os convidados incluíam Stephen Amell, Emily Bett Rickards, Michael Rooker, Sean Gunn, Hayley Atwell, Stanley Tucci, John Barrowman, David Mazouz, Sean Pertwee, Robin Lord Taylor, Drew Powell, Milo Ventimiglia, Jessica Lucas, Katie Cassidy, Colin Donnell, Josh Segarra, Michael Rowe, Charlotte Ross, Robbie Amell, Shantel VanSanten, Matt Ryan, Brandon Routh, Maisie Richardson-Sellers, Mehcad Brooks, Italia Ricci e Richard Brake.

Maioritariamente, este evento tinha um espaço grande, cujo objetivo principal foi dar a oportunidade aos fãs de conhecerem os atores que desempenharam algumas das personagens deste mundo e por isso, o espaço foi mais dedicado a esses encontros com sessões de autógrafos e também a sessões de fotografias pagas com cada um deles, sendo que cada convidado tinha a sua fila e haviam aqueles, em que a pessoa ainda esperava um bom tempo, pois nem todos tinham tempo limite, mesmo que eu tivesse achado que alguns tivessem sido mais apressados do que outros, mas num geral foram todos muito simpáticos e disponíveis. Para além disso, uma das melhores partes desta convenção foi os painéis que eu achei fantásticos e muito divertidos, sendo que a pessoa podia assistir mesmo que não tivesse um lugar para se sentar e podia fazer perguntas aos convidados.

 

 

Relativamente aos expositores e ao respetivo merchandising disponível, eu achei que eram muito poucos, apesar de alguns destes terem tido muita variedade, especialmente em itens relacionados com séries e infelizmente, não havia muitas pessoas com cosplay, o que foi pena, mesmo que tenha havido um concurso para avaliar o melhor. A convenção foi um pouco cara, mas foi de acordo com as minhas expetativas, principalmente porque foi a minha primeira experiência nestes eventos fora de Portugal.

De seguida, durante uma semana em Maio de 2019, eu resolvi estar presente em duas convenções diferentes localizadas no mesmo recinto que faziam parte da JIBWEEK e organizadas pela mesma empresa que ocorreu em Roma, Itália. Estas foram experiências completamente diferentes, pois na mesma semana estive em dois eventos bem mais restritos que celebravam temáticas diferentes num hotel da cidade.

©Ana Calado
na foto: Jason Manns, Brett Dalton, Tom Ellis, Graham McTavish, Rob Benedict, Sebastian Stan, Richard Speight Jr e Ricky Whittle

A primeira convenção chamava-se JIBLAND 4 que era dedicada ao mundo das séries e dos filmes, cujos convidados foram Tom Ellis, Sebastian Stan, Ricky Whittle, Brett Dalton, Graham McTavish, Richard Speight Jr, Rob Benedict e Jason Manns que foi realizada numa quarta e quinta-feira. Enquanto a segunda convenção chamava-se JIB 10 que era um evento para os fãs da série Supernatural, em que os convidados foram Jensen Ackles, Jared Padalecki, Misha Collins, Richard Speight Jr, Rob Benedict, Alexander Calvert, Matt Cohen, Adam Fergus, Briana Buckmaster e Jason Manns que foi feita na sexta-feira, sábado e domingo.

Na minha opinião, a JIBLAND 4 foi muito mais calma em que todos os convidados foram muito simpáticos e acessíveis e também deixavam a pessoa completamente à vontade. Durante dois dias, eu tive tempo para conhecer o hotel e organizar todas as atividades que tinha para fazer naqueles dias, sendo que me dividi entre conversas com pessoas que fui conhecendo nas filas ou em momentos de pausa, com sessões de autógrafos e fotografias e com painéis com lugar marcado que tinha interesse em ver e de fazer perguntas, em que houve alguns momentos musicais.

©Ana Calado
na foto: Misha Collins, Jason Manns, Adam Fergus, Richard Speight Jr, Rob Benedict, Jensen Ackles, Jared Padalecki, Briana Buckmaster, Alexander Calvert, Billy Moran e Matt Cohen.

A JIB 10 foi daquelas convenções que eu sempre tive o desejo de estar presente, pois sempre fui uma grande fã de Supernatural que tem um fandom único, sendo que desde o primeiro episódio desta série que foi criada uma base de pessoas dedicadas que estão espalhadas pelo mundo, mas que se deslocam para este recinto e partilham entre si, o amor que têm por esta história e pelas suas personagens, existindo assim, uma ligação especial entre os fãs e os atores e onde podemos experienciar pessoalmente momentos inesquecíveis que mostram sem dúvida, uma comunidade unida com um propósito em comum.

Um dos melhores exemplos é a venda dos bilhetes para esta convenção que é feita, cerca de um ano antes em que esgotam todos os tipos de passes em breves minutos, sendo que a pessoa tem de ser rápida e precisa para obter os lugares limitados e quando são para comprar extras que não são nada baratos, tais como fotografias ou atividades mais exclusivas, estes podem esgotar em meros segundos.

Este foi um fim-de-semana cansativo, mas ao mesmo tempo memorável e muito emocionante numa homenagem a uma série que sempre fez parte da minha vida desde que me lembro e sinto-me grata por ter tido a oportunidade de participar e testemunhar momentos em que os visitantes cantaram aos atores, a música principal da série, Carry On My Wayward Son dos Kansas, painéis muito interessantes e divertidos com lugares marcados que podem incluir jogos, histórias contadas dos bastidores e muito mais, em que consegui fazer perguntas a um dos convidados. Para além disso, ainda têm atividades mais exclusivas e especiais, tais como, um concerto que é estruturado pela organização que inclui os Louden Swain (banda do ator Rob Benedict) e com participações de outros atores da série, tornando-se em atuações inesperadas e surpreendentes.

Assim, esta foi uma convenção que superou as expetativas em que não parei pelo meio de sessões de autógrafos, fotografias e painéis e não me arrependo de ter ido, pois foi uma experiência que foi sem dúvida, marcante e que nunca irei esquecer, num ambiente restrito, mas de certa forma, intimista e com convidados incríveis.

©Fotos: Ana Calado

Quando não estive nos painéis, eu aproveitei para passear pelo recinto que era enorme e das coisas que mais gostei foi dos expositores e da diversidade de merchandising que havia, sendo que chegou a um ponto que eu queria comprar muita coisa, mas não conseguia devido aos preços elevados em comparação com Portugal. O espaço estava dividido em várias zonas, tais como, Cosplay, Gaming, Comic Village, PopAsia, Authors Corner, Treehouse (para as crianças) e muito mais, mas também tinha a zona da alimentação que estava muito bem preenchida e com uma boa variedade de opções. Para além disso, existiam zonas onde se localizava os Exclusives Funko com um grande expositor em que as pessoas faziam fila desde a abertura do local para terem a oportunidade de adquirirem pops exclusivos. O que não faltavam eram cosplayers em que alguns deles tinham uma grande criatividade e também haviam alturas, onde o visitante podia tirar fotografias com uma Tardis e os Daleks de Doctor Who ou mesmo participar em ativações de diferentes marcas.

Ainda havia muito para contar sobre a MCM Comic Con London que tinha mapas espalhados pelo local para não nos perdermos com tanta oferta disponível e com uma revista gratuita sobre o evento que indicava toda a programação dos três dias e a explicação de cada área da cultura pop e convidados respetivos, mas sem dúvida que foi uma experiência única e fiquei com vontade de ter frequentado mais um dia, pois eu achei que não foi o suficiente para ver tudo o que estava disponível no ExCel London e ainda ficaram coisas por fazer.

Eu consegui estar presente em eventos completamente distintos entre si. Seja qual for a convenção que possa vir a participar, seja ela mais restrita ou não, é importante que a pessoa não vá só por um único convidado, mas sim pelo evento em si, pois é uma experiência enriquecedora em que temos a oportunidade de celebrar a cultura pop de um modo específico e próprio, dependendo do evento, juntamente com pessoas que partilham a mesma paixão que acabamos por conhecer nesta comunidade de geeks.

Autêntica geek, principalmente com tudo relacionado com filmes e séries. Esta é uma das minhas grandes paixões, de tal forma que eu resolvi criar um blog, onde partilho a minha opinião sobre o que vejo do universo dos filmes e das séries: A Geek Traveller.

Mais artigos