Connect with us

Cinema

40 ‘Easter Eggs’ e outras curiosidades de Zack Snyder’s Justice League

Avatar photo

Published

on

Neste domingo, enquanto estamos reunidos à volta das amêndoas, chocolates e outras doçarias,
recordemos os ovinhos que Zack Snyder nos deixou na sua Liga da Justiça. Algumas são curiosidades,
outras são evidentes, outras muito rebuscadas, mas todas elas nos tornam ainda mais “geeks” ao
descobri-las. Por isso, partilhem connosco este momento e partilhem com os vossos mais queridos.

1- O templo onde a Mother Box está sob a proteção as Amazonians tem o símbolo da estrela,
representando as Amazonas. Não oferece muita segurança, mas é um tecto giro.

2- Neste jornal lemos a manchete a pedir um arquiteto para uma empresa de segurança. Há quem diga
que é uma alusão ao Green Lantern John Stewart que nos comics era um arquiteto. Outra teoria é que
se trata de uma alusão ao romance “A Nascente”, de Ayn Rand. O livro narra a história de um arquiteto que se recusa a trabalhar para um banco para não comprometer os seus ideais. Quando Aquaman resgata o pescador a bordo de um barco, o nome da embarcação é “Cortlandt”, mais uma referência a Ayn Rand, desta vez “Fountainhead”.

3- O polécia que recebe café regularmente de Lois chama-se Jerry. Referência a Jerry Siegel, co-criador de Superman. O ator que o representa é o mesmo que deu vida a Jimmy Olsen nos filmes originais do herói. Na versão de 2017, o mesmo ator interpreta um dos guardas prisionais na cena entre Barry Allen e o pai.

4- As faixas em preto que vemos figuradas em vários marcos e edifícios, são uma alusão às braçadeiras
que a DC vendeu após o comic “Death of Superman”.

5- O design do robe de Hyppolyta é baseado na armadura de Asteria, que Diana usa em Wonder Woman 1984.

snyder cut

6- Quando Silas vê a nave de Kripton, a música que se ouve é a do General Zod em “Man of Steel”.

7- No templo de Athena, Diana vê representações da guerra contra Darkseid, mas não são visíveis
nenhuns Atlantians. Parece que não se davam mesmo estes dois grupos…

8- Ryan Choi é uma personagem dos comics que futuramente se torna no super-herói “Atom”, membro da Liga da Justiça.

9- No flashback da batalha contra Darkseid vemos Zeus (pai de Wonder Woman), Ares (o vilão do primeiro Wonder Woman) e Artemis (Deusa da Caça e a quem pertence a flecha que Hippolyta usa para avisar a filha).

10- O Green Lantern que vemos no flashback de Diana é Yalan Gur, responsável na altura por guardar o sector da Galáxia onde a Terra se localiza. O Green Lantern que vemos morto na visão de Cyborg poderá ser Kilowog.

11- Pelos vistos Ares tem o mesmo problema de Thor em não fazer pontaria à cabeça. Poupava imenso trabalho depois…

12- A rapariga que Flash salva no acidente é Iris West, o seu futuro interesse amoroso. O camião contra o qual Iris choca tem a marca de Gard’ner Fox, em alusão escritor de Flash nos comics.

13- O número da camisola de Ray no futebol americano é o 7. Mas as referências ao número não se ficam por aí: há sete membros da Liga da Justiça (se considerarmos Martian Manhunter) e há sete reinos dos Atlantians. Há também várias referências ao número três: três Mother Boxes, três tribos (Atlantians, Amazonians e Humanos).

14- Cyborg é criado pela Mother Box que estava catalogada como item 6-1982. Referência ao mês e ano do lançamento do comic em que Cyborg é apresentado.

15- Ray Fisher aparece neste plano ao lado de um poster do livro “A Metamorfose” de Kafka, em que o autor se transforma numa barata. Faz sentido, já que o herói pensa que se tornou num monstro.

16- O quadro que está presente no jogo de futebol foi oferecido pelas Wayne Enterprises.

17- Flash, além de fã de Rick and Morty e Tesla, é fluente em língua gestual de gorilas… referindo-se ao vilão de Flash nos comics, Gorilla Grodd.

18- À saída da “cave” de Flash, vê-se o cartaz “Não estás sozinho” da AFSP (American Foundation for Suicide). O realizador dedicou mesmo o filme à filha Autumn, que partiu cedo de mais.

snyder cut

19- Lois tem um teste de gravidez na sua mesa de cabeceira, indicando que não chorava sozinha a
morte de Clark (e que o filho não poderá tornar-se bastante rico um dia!). A marca do teste é Force Majeure, que traduzindo do francês significa “Força Maior”.

20- Na edição original do Justice League, Aquaman confessa os seus sentimentos aos camaradas sem se aperceber que sob o efeito do Laço da Verdade. Essa cena não está presente na versão de Snyder. Assim como a competição entre Flash e Superman para ver quem é o mais rápido.

21- Lex Luthor foge de Arkham Home for the Emotional Troubled. A maior parte das pessoas conhece a instituição como Arkham Asylum. O método de fuga e o facto de o paciente que o substitui estar a rir às gargalhadas é uma referência ao comic “The Killing Joke”.

22- É percetível que Aquaman morre às mãos de Darkseid na visão de Cyborg. Também visível é a morte de Vulko no mesmo momento.

23- Zack Snyder lançou um vídeo em que é possível ver a múltiplas referências ao heróis da Justice League através das “faces” das Mother Boxes.

24- Joker usa (provavelmente) o mesmo colete que no fim de Suicide Squad.

25- Quando Lois sai do café, podemos ver um pequeno cameo de Zack Snyder.

26- Quando Flash é derrubado por Superman na batalha contra a Liga, é possível ver o nome do avô de Spider-Man na lista de mortos na batalha contra o General Zod.

27- Além de Desaad (com voz de Peter Guiness), é possível ver outro líder do exército de Darkseid, “Granny Goodness”. Apesar do nome, é responsável pela tortura e treino das tropas.

28- A imagem do Joker na carta que vemos no pesadelo é uma referência à primeira vez que a
personagem figura nos comics. Na cena de pesadelo em “Batman V Superman”, Batman usa a mesma carta na arma. De relembrar que Joker diz que enquanto Batman tiver aquela carta, haverá paz entre eles (Joker até chama Bruce pelo nome!).

29- Há várias interpretações para o facto de Superman usar um fato negro após ressuscitar. Nos comics, a personagem usa o preto para captar mais a luz solar e ajudar na regeneração. Outra hipótese é para se assemelhar aos uniformes de Kripton (como vimos em “Man of Steel”). Ou pode ser, simplesmente, porque é diferente e cool!

30- Flash é a primeira personagem a identificar Diana como Wonder Woman no Universo
Cinematográfico da DC.

31- O policia que fala com Jim Gordon é Crispus Allen. Nos comics, a personagem é morta e serve de hospede a Spectre, um poderoso espírito.

32- A cena em que Superman cede a Darkseid e abraça o corpo carbonizado de Lois, é na Batcave. É possível ver o fato de Robin no canto superior direito.

33- Esta cena representa mais do que a ligação de Diana à Justiça. Esta é a figura de Themis, uma titã da mitologia grega.

34- Neste filme vemos que os Atlantians conseguem também comunicar entre eles com sons
semelhantes a golfinhos.

35- Conseguiram perceber o símbolo de Omega na fórmula da Anti-Vida? Darkseid há muito que tem um amor pelo símbolo.

36- Superman adora as suas camisas de flanela vermelhas!

37- Há alguma especulação se Superman não poderá ter regressado com alguns poderes a mais. É
certo que já o vimos a provocar este efeito anteriormente, mas parece algo intensificado.

38- Não passou ao lado dos fãs que Meera tem um sotaque inglês neste filme. Foi decisão de Joss
Whedon que a personagem tivesse sotaque americano, Snyder queria manter o sotaque britânico.
Entretanto, foi lançado o filme de Aquaman a solo e a personagem manteve o sotaque americano (e deverá mantê-lo de futuro). Nesta versão Meera não é orfã, mas irmã adotiva de Aquaman. O que torna o romance no filme a solo do herói algo constrangedor.

39- Darkseid sofreu apenas uma derrota, mas tanto ele como todos os seus Parademons esqueceramse onde fica a Terra depois… Zack Snyder tentou explicar que muito tempo se passou, o exército morreu entretanto e Darkseid esteve às portas da morte no regresso a casa. Uma explicação que, pessoalmente, não convence.

40- Além do Batmobile Tank, nesta cena podemos ver também membros do Gangue Mutante
apreendidos por Batman. O veículo e as personagens são referências à versão do Batman de Frank Miller.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dinossauro no mundo das séries. Coleciona Blu-Rays, adora Legos, completa jogos a 100%, devora podcasts e ama tudo que envolva não sair de casa.

Mais artigos