Siga nossas redes sociais!

Destaques

Men in Kilts – uma viagem fascinante e divertida pela Escócia com dois atores muito especiais

Avatar photo

Publicado

a

Gostas de viajar? E as séries fazem parte da tua rotina? E se houvesse uma combinação desses dois mundos? É isso que nos apresenta a nova série Men in Kilts: A Roadtrip with Sam and Graham, em que temos a oportunidade exclusiva de conhecer melhor a Escócia e com dois guias turísticos muito especiais. São eles, Sam Heughan e Graham McTavish, dois dos protagonistas de Outlander, uma das séries de maior sucesso a nível mundial e com uma grande base de admiradores espalhados por diferentes países.

Numa jornada de oito episódios de 30 minutos que promete muita animação e podemos ver em exclusivo na plataforma portuguesa do TVCine +, Sam Heughan e Graham McTavish não são só os criadores desta série documental, mas também vão levar-nos numa visita guiada pela Escócia e a alguns locais bem conhecidos que são apresentados em Outlander, onde foram desenroladas das cenas mais importantes da história desta série.

Enquanto esperamos pela estreia da nova temporada de Outlander, Men in Kilts é uma versão da roadtrip que já tinha sido retratada no best-seller, Clanlands: Whisky, Warfare, and a Scottish Adventure Like No Other. Esta é das melhores formas para passarmos um tempo bem passado e aprendermos mais sobre este país com vistas deslumbrantes e toda a sua história associada. Mas claro que não seria a mesma coisa, sem a participação dos carismáticos, Sam Heughan e Graham McTavish, respetivamente Jamie Fraser e Dougal MacKenzie da série Outlander.

Esta é uma viagem divertida, encantadora e fascinante, onde acompanhamos as aventuras de dois escoceses hilariantes e curiosos que continuam a aprender mais sobre o seu país, tendo como um dos seus meios de transporte, uma autocaravana conduzida pelo Sam e com a companhia de Graham que irá levá-los aos locais mais empolgantes e emblemáticos da Escócia.

A Escócia é um país que tem mesmo muito para oferecer aos seus visitantes, sendo que temos a oportunidade de conhecer melhor o seu povo, a sua história, cultura e respetivas tradições através dos olhos e da perspetiva bem própria de Sam Heughan e Graham McTavish, juntamente com muitas curiosidades interessantes e segredos prestes a serem revelados. Que melhor forma de conhecer este destino do que sob os olhos de autênticos escoceses! Esta série documental e com comédia à mistura está repleta de aventuras e com animação garantida, mas que também tem muito para se descobrir. A gastronomia, a música, a dança, os desportos típicos da Escócia são alguns dos temas que vão ser explorados ao longo deste oito episódios, sendo que cada um é dedicado a um determinado assunto que está relacionado com o país. Para além disso, também vão ser apresentados os diferentes tipos de transporte que podem ser utilizados para viajar.

Quando dois amigos decidem visitar em conjunto o seu país numa autocaravana

Sam Heughan e Graham McTavish são duas pessoas muito bem-dispostas e com um bom sentido de humor, cada um à sua maneira, mas que têm uma amizade forte. Eles vão estar à conversa com historiadores sobre diferentes temas relacionados com a história da Escócia e vão viajar pelo país via terra, mar e ar.

Durante a viagem pela Escócia numa autocaravana, com whisky a acompanhar e com um vestuário por vezes bem característico do país como é o famoso kilt, eles vão visitando locais históricos e passando por situações hilariantes e bem engraçadas, seja terem aulas de dança ou até na prática de algumas das atividades mais tradicionais da Escócia que vão tendo alguns comportamentos cómicos. Uma coisa é certa, tanto Graham como Sam vão participar em qualquer tipo de desafio ou celebração por mais dificuldades que possam vir a ter e podemos vê-los a cantar e a dançar, tendo talento ou não.

Podemos acompanhar a cumplicidade evidente destes amigos. Eles não param de brincar entre si, fazendo com que todas as cenas que são partilhadas entre eles sejam muito divertidas de se assistir e que não vão deixar ninguém indiferente. Dá para perceber o quanto estes atores se divertiram nesta viagem pela Escócia que está cheio de momentos caricatos e memoráveis, onde Sam está sempre a meter-se com Graham e a tentar apanhá-lo desprevenido.

Pode conter spoilers!

Um dos desafios para Graham e Sam foi na arte da cestaria e em aprender mais palavras e respetiva dicção em gaélico, um idioma que é bem difícil e é um símbolo escocês. Porém, esta dupla já conhecia algumas expressões que aprenderam durante as filmagens de algumas cenas de Outlander, onde era necessário incluir o gaélico de um modo fluente. Mas mesmo assim, estes atores continuaram a ter dificuldades a compreender ou a falar a língua.

Para além disso, de vez em quando, Sam vai dando introduções pertinentes com detalhes históricos bem interessantes e curiosos para que possamos estar a par daquilo que vai ser abordado de seguida.

Uma das coisas que Sam e Graham vão tentar fazer é reunir os clãs rivais da Escócia e assim, tentar trazer a paz para os mesmos. Será que vão conseguir ter sucesso?

A história dos clãs mais conhecidos da Escócia e a importância do kilt

Num destes episódios vai ser retratado a importância dos clãs para o país e o significado dos seus símbolos que continuam a ser importantes para a cultura da Escócia que conhecemos até ao dia de hoje. Existiram um número diferente de clãs que tiveram um passado difícil e conturbado entre si, em que houve violência, sangue, conflitos, e muito mais. Assim, podemos conhecer melhor a história de cada um destes clãs, as suas rivalidades e disputas e o palco de grandes massacres.  

O kilt é um dos principais símbolos da Escócia que é um tipo de saia de lã com padrão aos quadrados que é usada com frequência pelos homens, sendo que cada clã tinha um bem específico. Depois temos os tartans que é um design típico e icónico em xadrez que tem um significado específico em que cada clã tem os seus próprios padrões e com determinadas cores exclusivas. Uma coisa é garantida, iremos ver numa vez ou outra, o Sam Heughan e o Graham McTavish vestidos com o kilt.

A comida, a música, a dança e os desportos bem típicos da Escócia

Falemos do primeiro episódio em que não vai faltar comida e bebida típica da Escócia, seja provar e apreciar a sua gastronomia num dos restaurantes locais da cidade de Edimburgo, ir à pesca de marisco e cozinhando-o com a ajuda de um chef ou mesmo visitar uma destilaria para aprendermos mais sobre a produção do whisky escocês, um dos mais famosos a nível mundial.

Temos um episódio nos quais são explorados os desportos bem característicos, mais conhecidos e bem icónicos deste país, seja o levantamento do peso, o lançamento do martelo, o rugby ou o golf. Eles vão praticá-los e vão competir entre si e quem perder tem uma consequência não muito agradável para colocar em prática, sendo que para um deles será um final gelado. Esta vai ser uma competição bem desafiante para cada um deles, mas só um é que vai conseguir sair vencedor. Quem será?

É-nos apresentado uma visão bem peculiar de como a música e a dança são tão importantes para a Escócia. Nós não conseguimos imaginar este país sem estas duas temáticas, em que podemos acompanhar festas e reuniões nas Terras Altas que vão tendo a sua dança e música bem típica que até dá vontade de estar lá presente pessoalmente.

No mundo da dança, existem vários tipos em que a pessoa pode aprender. Na Escócia existem aquelas danças que são bem características que neste caso em específico têm espadas pelo meio e até são bem difíceis de aprender. Com esta dança sobre espadas, as pessoas acreditavam que se podia prever o futuro de um soldado numa determinada batalha ou seja, colocando duas espadas em cruz e se o homem tocasse numa das lâminas significava que ia ficar ferido, mas se desse um pontapé queria dizer que morria. Por isso, uma dançarina ensina a Sam e Graham como colocar tudo isto em prática que não é nada fácil de se realizar, pois deu para ver o quanto esta dupla estava atrapalhada, enquanto se movimentavam sob as espadas.

A história da Escócia não seria a mesma coisa sem a presença da famosa gaita-de-foles que é um dos principais símbolos da cultura deste país. Ficamos a saber mais sobre como este instrumento começou a fazer parte da cultura escocesa e o papel fundamental que tinha no campo de batalha, criando intimidação e medo para o inimigo.

Superstições, magia, bruxaria e mitos

A Escócia é dos países que tem mais superstições, sendo que não vão faltar visitas a cemitérios, igrejas ou outros lugares, pois existem locais bem assustadores, onde num deles, uma historiadora conta acontecimentos bem estranhos que sucederam no passado que deixam qualquer um a pensar.

Também podemos aprender mais sobre a bruxaria, através dos conhecimentos de um perito em bruxas que mostra a Sam e Graham, todas as ferramentas que eram utilizadas para a tortura de pessoas suspeitas de bruxaria que eram bem dolorosas e desconfortáveis.

Um dos mitos mais famosos deste país está relacionado com o monstro que vive supostamente no Lago Ness e claro que a viagem de Sam e Graham tinha de incluir explorar aquelas águas num barco.

O campo de batalha em Culloden

Um dos eventos históricos mais cruciais e importantes da história da Escócia foi a Batalha de Culloden em 1746 que levou à morte de milhares de jacobitas em muito pouco tempo depois da mesma ter começado, deixando assim, uma marca na história do país que nunca será esquecida. Esta foi uma batalha que foi muito focada em Outlander e que apresentou esta luta sangrenta ao pormenor, sendo que foi filmada no campo de batalha exato onde tudo aconteceu na realidade. Será que a personagem de Sam Heughan, James Alexander Malcolm MacKenzie Fraser participou nesta batalha, tal como sucedeu na série? É algo que vão ter de esperar para ver!

Em Men in Kilts foram surgindo sequências de flashbacks simultâneos da Batalha de Culloden mostrada em Outlander, ao mesmo tempo que contavam como tudo aconteceu e na minha opinião é das partes mais cativantes desta série documental. Através de um historiador, temos a oportunidade de conhecer melhor os acontecimentos que ocorreram neste evento emblemático em que os jacobitas lutaram contra o exército britânico e as consequências que trouxe para as tradições escocesas, tais como as pessoas deixarem de ter a possibilidade de falar gaélico ou de usar tartan e até mesmo a proibição de tocar gaita-de-foles.

Para além disso é feita uma demonstração bem interessante de alguns movimentos de luta que podiam muito bem ter sido utilizados pelos jacobitas no dia desta batalha inevitável. Profissionais da área explicam como funcionam as armas que foram utilizadas naquela altura e a velocidade ou tempo que era necessário para que se pudesse recarregar as mesmas.

Locais históricos utilizados para filmagens de séries e filmes

Quando estamos a ver alguns dos locais históricos da Escócia que vão sendo apresentados nesta série documental, ficamos com a sensação de que já vimos as mesmas imagens em algum lado. É verdade, alguns destes sítios foram utilizados para filmagens de séries, tais como Outlander ou Game of Thrones no caso do Castelo de Doune e até mesmo de filmes, como Transformers ou Aliens que utilizaram um local em Quiraing.

Vamos relembrar cenas de Outlander?

Se és fã de Outlander, o que não vai faltar são referências a esta série, seja a nível das conversas que Sam e Graham vão tendo um com o outro na autocaravana ou até mesmo na apresentação de algumas cenas que foram mostradas ao longo de diferentes episódios que foram muito boas de se rever. Tanto Sam como Graham vão relembrando algumas das cenas que filmaram em Outlander, como por exemplo, aquelas em que tiveram de falar gaélico ao mesmo tempo que iam contando curiosidades desse tempo.

Com Men in Kilts, nós podemos rever alguns dos locais mais emblemáticos da série que foram filmados em Culloden, Glencoe, entre outros. Ao longo dos episódios vão sendo mostradas algumas cenas significativas de Outlander que podem estar relacionadas com momentos específicos desta roadtrip que ajudem a compreender melhor algumas das explicações que vão sendo dadas sobre a cultura e as tradições da Escócia.

Uma das partes mais memoráveis de Outlander é quando a personagem da Claire (Caitriona Balfe) viaja no tempo para o passado, através da utilização de umas pedras mágicas. Sam e Graham visitam a Ilha de Lewis, onde se encontra um círculo de pedras que foi utilizado como moldes para a construção das pedras que é representada na própria série.

Men in Kilts é uma excelente fonte de entretenimento e uma jornada cheia de aventuras

Men in Kilts tem uma ótima banda sonora e foi algo que nunca imaginámos que pudesse vir a acontecer, mas que acabou por suceder numa roadtrip pela Escócia, um país muito bonito que tem sempre muito para conhecer e ainda bem que existiu esta série documental com um pouco de comédia pelo meio e terminando alguns episódios com uma boa dose de whisky. Esta é uma boa aposta que apresentou alguns momentos que acabam por deixar o público a pensar nos acontecimentos que tiveram de surgir para que a Escócia chegasse ao que é atualmente e que fizeram toda a diferença na história do país.

Esta produção original da Starz é a visão única de Sam Heughan e Graham McTavish da Escócia e das tradições que continuam a ser praticadas até hoje que cria uma experiência bem divertida para o público que está a assistir, sendo que foi sem dúvida, uma jornada fantástica e cheia de maravilhas passada num país que apresenta um tipo de magia bem peculiar e cheio de fatores que contribuem para o mesmo, desde as vistas deslumbrantes e panorâmicas, passando pela cultura que inclui momentos de música, dança e muito mais, em que não deixam de existir aquelas curiosidades históricas que nem fazíamos ideia da existência destas.

Esta temporada tem episódios sólidos, inesperados e com boas surpresas, sendo que terminou de um modo bem épico e memorável e conseguiram cumprir com o prometido que foi mostrar o que de melhor, a Escócia oferece aos seus visitantes, prendendo assim, a atenção do público e aumentando a vontade de querer viajar e conhecer pessoalmente as terras escocesas. Pode não ter sempre o melhor clima, mas é um sítio que eu acredito que vale a pena visitar e estou ansiosa para o fazer brevemente.

Espero que sejam feitos mais episódios e quem sabe possamos acompanhar as aventuras de Sam Heughan e Graham McTavish por outros locais da Escócia ou quem sabe, noutros países. Este é um formato que consegue apresentar muito bem a beleza indescritível da Escócia que vai sem dúvida fazer falta que eu considero como uma excelente fonte de entretenimento, uma ótima forma de saber mais sobre a Escócia e um ótimo guia para quando quisermos visitar e explorar o país.

 

 

Autêntica geek, principalmente com tudo relacionado com filmes e séries. Esta é uma das minhas grandes paixões, de tal forma que eu resolvi criar um blog, onde partilho a minha opinião sobre o que vejo do universo dos filmes e das séries: A Geek Traveller.