Cinema
Godzilla vs Kong – A batalha entre titãs mais esperadas de sempre!
Finalmente chegou o duelo mais aguardado de titãs que pelo qual têm esperado durante muito tempo!
A Warner Bros. Pictures e a Legendary Pictures apresenta Godzilla vs Kong, um filme de Adam Wingard com 113 minutos de ação, aventura, e também com ficção científica que estreia no dia 6 de Maio nos cinemas portugueses.
O elenco é constituído por Alexander Skarsgård (Nathan Lind), Millie Bobby Brown (Madison Russell), Rebecca Hall (Ilene Andrews), Brian Tyree Henry (Bernie Hayes), Shun Oguri (Ren Serizawa), Elza González (Maia Simmons), Julian Dennison (Josh Valentine), Lance Reddick (Guillermin), Kyle Chandler (Mark Russell), Demián Bichir (Walter Simmons) e Kaylee Hottle (Jia).
Neste filme, Godzilla e Kong são duas lendas que encontram-se para uma batalha espetacular e inédita, em que o destino do mundo está em jogo. Kong e os seus protetores começam assim, uma jornada perigosa com o objetivo de encontrar o seu verdadeiro lar. Com eles está Jia, uma jovem órfã com quem Kong tem um vínculo especial, único e poderoso. Inesperadamente acabam por se encontrar no caminho de um Godzilla enfurecido que destrói tudo com o qual se vai cruzando. O confronto épico entre os dois titãs é apenas o início de um mistério que reside nas profundezas da Terra e instigado por forças invisíveis. Quem será que irá vencer este confronto?
O mundo não é a mesma coisa quando sempre existiu uma rivalidade antiga entre Godzilla e Kong, pois os seus ancestrais já lutaram entre si numa grande guerra e que pode vir a voltar a acontecer a qualquer momento, caso se cruzem e que podem trazer o caos e consequências devastadoras para a humanidade. Para além disto, não pode haver dois titãs presentes no mesmo local que sempre foram considerados como inimigos antigos.
Enquanto isso não ocorre, Kong está isolado a viver e a ser vigiado pela Monarch no interior de uma cúpula situada em Skull Island (Ilha da Caverna, em português), mas este é um confinamento num habitat que não vai durar muito tempo devido ao seu ambiente instável. Durante os últimos anos, esta ilha tem sido o único sítio que o tem mantido afastado do resto do mundo. O que irá acontecer se Kong sair deste local? Uma coisa é garantida: se Kong voltar, Godzilla vai atrás dele!
Infelizmente, a ilha já não é suficiente para isolar Kong. Entretanto, ele vai tendo as visitas de Jia (Kaylee Hottle), uma órfã surda de Iwi e a filha adotiva de Ilene Andrews (Rebecca Hall), uma especialista em Kong.
Jia tem uma ligação de cumplicidade muito forte, próxima e especial com Kong, e é a única que consegue comunicar com ele através de linguagem de sinais. Kong é muito inteligente e acaba por ser um tipo de protetor para com esta criança, sendo que ele já a salvou e ela vai ser uma ajuda fundamental para o desenrolar da história deste titã que não se submete para ninguém.
Godzilla foi considerado como um titã salvador que tem protegido a humanidade e tem mantido a sua distância, porém após terem passado 3 anos surge o avistamento desta força da natureza que vai tendo comportamentos estranhos e diferentes, acabando por atacar tudo o que lhe aparece à frente. Geralmente, ele ataca quando é provocado. Será que ele tem razões plausíveis para o fazer? Para além disso, será que Madison Russell (Millie Bobby Brown) que sempre defendeu Godzilla e o seu amigo Josh Valentine (Julian Dennison) vão conseguir descobrir a causa dos seus ataques ou foram simplesmente aleatórios?
Se Godzilla não parar com os ataques, ele é uma ameaça para a humanidade. Mas, a Apex tem um plano para lidar com essa possibilidade e de uma vez por todas. Como é que uma empresa de tecnologia que sonhou com a possibilidade para ultrapassar os limites daquilo que era possível fazer por um humano através da criação de experiências de robótica, mente humana e inteligência artificial consegue parar uma força como Godzilla?
Segundo Bernie Hayes (Brian Tyree Henry), responsável pelo podcast Titan Truth, este está convencido de que existe uma teoria da conspiração ao redor da Apex e dos titãs, em que eles estão a omitir informações do público. Por isso, Bernie trabalha na empresa como infiltrado para descobrir a verdade. Será que ele vai conseguir reunir provas suficientes para desmascarar a Apex?
A viagem de Kong começa quando o Dr. Nathan Lind (Alexander Skarsgård) lidera uma missão da Apex e sugere a Ilene Andrews uma missão perigosa para utilizar Kong para os levar à fonte de energia na Terra Oca que pode se vir a tornar no novo lar de Kong e que também pode ser a única esperança da humanidade, pois pode ter lá uma arma que seja suficiente para enfrentar Godzilla e quem sabe impedir os seus ataques. Não existe garantias de que a missão possa vir a ter sucesso, mas como será que vai influenciar o desenrolar dos próximos acontecimentos?
Não será uma jornada fácil para Kong e os seus companheiros de viagem, com tantos obstáculos pelo caminho como inversões gravitacionais na entrada para a Terra Oca. Este mundo original dos titãs que eles procuram é muito difícil de se chegar cheio de perigos inimagináveis, por isso vão ter de passar por uma viagem atribulada e com a ajuda de Kong.
Durante a deslocação o inevitável acontece, tal como ocorreu com os seus ancestrais. O grande duelo aguardado entre dois poderosos titãs está prestes a começar, pois um Godzilla imbatível rastreia a localização de Kong e consegue chegar num ápice. Quem vai ganhar? É o que vão ter de esperar para ver!
As batalhas entre estas duas criaturas míticas são exatamente como eu esperava com a cauda de Godzilla a destruir navios e aviões facilmente ou Kong com bons movimentos a proteger os humanos que estão a viajar consigo e muito mais. Cada um deles tem um estilo de luta próprio e o que não falta ao longo deste filme do Monsterverse nas cenas de combate que nos vai sendo apresentadas ao longo da história.
Para além disso, eu achei uma ideia inovadora conseguirem transportar o Kong anestesiado no ar até à Antártida, só utilizando aviões e helicópteros que pelos vistos aguentaram com a carga.
Esta é uma história que vai tendo um mistério mais ligeiro, mas que é focada maioritariamente nos dois protagonistas, Godzilla e Kong, em que cada um foi tendo a sua evolução, fazendo com que o público pudesse torcer por qualquer um deles. Apesar de não desenvolver tão bem as outras personagens, principalmente aquelas que conheciam melhor Godzilla e Kong, mas que até não chegou a fazer muita diferença no modo como o filme foi organizado.
O filme é uma boa fonte de entretenimento e dinâmico com os seus momentos de aventura e descoberta por lugares desconhecidos que podem ser vitais para a sobrevivência da humanidade, sendo que foi de acordo com o que se esperava, criando um bom resultado final e com uma boa fotografia e qualidade técnica, principalmente a nível de efeitos especiais em que conseguimos ver bem tudo o que ia sucedendo, principalmente as suas cenas de ação que foram fantásticas. Não faltaram bons ângulos de filmagem que mostravam bem as lutas imparáveis e cativantes entre Godzilla e Kong e todos os seus desenvolvimentos, mas também as cidades como Hong Kong, onde se desenrolou uma das batalhas principais que foi deixando um campo cheio de destruição e caos.
Godzilla vs Kong é daqueles filmes que valeu a pena a espera e que, sem dúvida, vai ficar na memória dos fãs do Monsterverse. Para além disso, depois de ver esta produção dá vontade em querer saber mais sobre o legado destas criaturas, e sobre este mundo épico dos titãs que acredito que ainda há muito por explorar e conhecer.
Publicado por: Ana Calado
Autêntica geek, principalmente com tudo relacionado com filmes e séries. Esta é uma das minhas grandes paixões, de tal forma que eu resolvi criar um blog, onde partilho minha opinião sobre o que vejo do universo dos filmes e das séries: A Geek Traveller.