Siga nossas redes sociais!

Destaques

Entenda o universo de Shadow and Bone | A nova série da Netflix

Avatar photo

Publicado

a

Estreia amanhã a nova série de fantasia da Netflix. A obra literária de Shadow and Bone tem muitos fãs espalhados pelo mundo e prepara-se agora para conquistar ainda mais. Se és novo na saga, o lore do Grishaverse é extenso e queremos ajudar-te a que compreendas melhor este Universo.


O primeiro livro foi publicado em 2012 por Leigh Bardugo. As sequelas, Siege and Storm e Ruin and Rising completam a trilogia original. Six of Crows e Crooked Kingdom são a duologia que dá continuidade à história, dois anos depois da conclusão da trilogia original. Escritora e produtores da série decidiram juntar as duas histórias. Eric Heisserer (argumentista de Arrival e Bird Box) e Bardugo criaram um arco de prequela para as personagens Kaz, Inej e Jesper, que apenas figuram na duologia.


A maior parte da história decorre numa nação chamada Ravka, com um estilo semelhante ao dos últimos czars russos de 1800. A protagonista é Alina Starkov (Jessie Mei Li), uma “ninguém” que serve no I Exército da nação e que se propões a atravessar uma região de pura escuridão. The Fold, ou The Unsea, foi criado por um Shadow Summoner e divide Ravka entre parte Este e Oeste, encurralando a zona Este entre as nações inimigas a Norte e Sul. Nessa escuridão vivem uns monstros denominados de Volcra, que caçam todos os humanos que se aventuram na “realidade paralela”. Durante a travessia, Alina revela ser uma Grisha, mais propriamente, uma Sun Summoner. Capaz de invocar a luz solar. Alina torna-se rapidamente num instrumento de guerra que todos querem controlar.


Além de Jessie Mei Li, a série conta com Archie Renaux (Mal), melhor amigo de Alina; Ben Barnes (Westworld e The Punisher), que dá vida ao dúbio General “Darkling” Kirigan, líder das tropas do II Exército e a face oposta de Alina no que toca a poderes. Kirigan é um tipo raro de Grisha, um Shadow Summoner; Kaz (Freddy Carter), Inej (Amita Suman) e Jesper (Kit Young) são o trio “criminoso” que dará um lado mais leve e colorido à história. Apesar da localização dos dois arcos ser diferente, vão cruzar-se.


A escritora Leigh Bardugo tem um pequeno cameo no terceiro episódio.


A maior parte da temporada foi produzida em Budapeste, e Jessie Mei Li aprendeu Húngaro para poder contar piadas à equipa de filmagem.


Ben Barnes (General Kirigan) comparou o tom da série à “ultima parte de Harry Potter” e o arco de Kaz, Inej e Jesper como uma mistura “entre Peaky Blinders e Ocean’s 11”. Outras séries a que Shadow and Bones já foi comparada incluem Game of Thrones e His Dark Materials.


Apesar se ser um assunto bastante abordado nos livros, a primeira temporada de Shadown and Bone não aborda a relação de animosidade entre Ravka e as duas nações vizinhas: Fjerda, a nação militar do gelo a norte, e Shu Han, a vasta e rica nação a sul (protagonista Alina é meia Shu Han, e por isso alvo de descriminação em Ravka). A história foca-se mais na relação de preconceito no interior de Ravka, entre o mágicos e não-mágicos.


West Ravka tem de suportar a encurralada East Ravka. Logo, os destemidos militares têm de atravessar o Fold para aceder aos mantimentos tão necessários. A única razão porque Ravka tem conseguido aguentar a pressão é porque são a unica nação dotada de Grisha, humanos com poderes/magia.


Os Alta a este (capital e onde se localiza o Grand e Little Palace) e Os Kervo a oeste são as principais cidades de Ravka. Ketterdam, onde estão situados os Crows, localiza-se a Sudoeste de Kravka, capital da ilha nação de Kerch.


O exército de Ravka divide-se em dois grandes grupos. Os “não-mágicos”, cartografantes, rastreadores e infantaria no I Exército e os “mágicos” Grisha, a elite, no II exército. Dentro dos Grisha há três classes: Corporalki – o mais alto escalão, vestidos de vermelho, capazes de manipular o corpo humano para a cura (Healers), para a morte (Heartrenders) ou dotados de manipulação facial (Tailors); os Etherialki – vestidos de azul, que controlam os elementos naturais de fogo (Inferni), ar (Squallers) e água (Tidemakers); e os Materialki – vestidos de roxo, conseguem manipular materiais como madeira, metal e vidro (Durasts) e têxteis e químicos (Alkemi).


Podem ver aqui o teaser

https://www.youtube.com/watch?v=UHJYYd_RnJc&list=PLvahqwMqN4M05tMD553G6Lt8JpnrOtMts&index=3

O trailer

https://www.youtube.com/watch?v=b1WHQTbJ7vE&list=PLvahqwMqN4M05tMD553G6Lt8JpnrOtMts&index=2

Behind the scenes

https://www.youtube.com/watch?v=eRiASTGPCgg&list=PLvahqwMqN4M05tMD553G6Lt8JpnrOtMts&index=1

A série que estreia amanhã, 23 de Abril, na Netflix. Algumas análises à temporada referem a alta densidade de termos e história que envolvem os oito episódios da primeira temporada. Esperamos que este pequeno guia te ajude a compreender melhor este mundo novo.

Publicado por: Vítor Rodrigues

Um dinossauro no mundo das séries. Coleciona Blu-Rays, adora Legos, completa jogos a 100%, devora podcasts e ama tudo que envolva não sair de casa.


Shadow and Bone

Um dinossauro no mundo das séries. Coleciona Blu-Rays, adora Legos, completa jogos a 100%, devora podcasts e ama tudo que envolva não sair de casa.