fbpx
Siga nossas redes sociais!

Cinema

Iron Claw: A maldição e o triunfo dos Von Erich

Imagem do avatar

Publicado

a

Iron Claw

A família Von Erich viveu os anos 70 e 80 entre os extremos da glória e do infortúnio e é pela direção astuta de Sean Durkin (Dead Ringers; The Nest) que a sua história real e dramática vê a luz do dia. Iron Claw foi escrito pela produtora de projetos independentes, A24, com uma qualidade inegável.

Von Erich: o real vs o biográfico
Esta é a histórica verídica dos irmãos Von Erich, que marcaram a sua presença no início dos nos 80, no mundo da competição do wrestling profissional, um desporto de culto que embarcava em jornadas tão tóxicas como o ambiente familiar que envolvia a vida destes irmãos. Kevin, Kerry, David e Mike são uma irmandade que está disposta a seguir as pisadas do pai no wrestling e que treinam sob a alçada dura e exigente do patriarca. No decorrer do seu treino, a rivalidade era o alimento que influenciava as suas relações, algo que aos olhos do pai era positivo.

Das poucas diferenças que foram apresentadas em comparação com a vida real, aquela que se tornou tópico foi a ausência de um dos irmãos, Chris. O mesmo não tem um papel neste filme, porque a história já estava com um tom demasiado pesado que se guiava pela desgraça que se abateu sobre os Von Erich.

Um elenco de promessas mal premiadas
Para esta narrativa, reuniu-se um elenco de excelência que infelizmente passou ao lado das nomeações mais cobiçadas e merecidas.

Zac Efron (Kevin Von Erich) apresenta-se no papel da sua vida, ao lado de um dos nomes mais badalados do momento, Jeremy Allen White (Kerry Von Erich) e também Harris Dickinson (David Von Erich), Stanley Simons (Mike Von Erich) e para a interpretação que sofreu mais com mudanças visivelmente menos trabalhadas a nível do guião, Holt McCallamy (Fritz Von Erich – o patriarca).

Para além de todo o conhecimento que teve de ser adquirido sobre a história real desta família, as mudanças físicas e extremas que os atores tiveram de sofrer foram surreais, apresentando mesmo verdadeiras consequências nos seus corpos e mentes.

Uma vida amaldiçoada pelo legado
A maldição dos Von Erich tem como base a morte precoce dos irmãos, tendo a primeira acontecido quando um deles tinha apenas seis anos de idade – um acidente na neve. O que poderia ser apenas um acaso, tornou-se numa aflição, com mortes rodeadas pelo excessivo uso de drogas, esteroides e comportamentos errantes.

Muito por causa dos incentivos tóxicos do pai, que os forçou a uma vida que prometia triunfo, mas apenas lhes devolveu tragédia. Só um dos irmãos Von Erich é que passou dos 33 anos de idade, Kevin.

Um filme biográfico que explora emoções cruas e se desenvolve através de cenas de luta extremamente bem executadas e violentas, apresentando algumas falhas a nível do guião, sem desrespeitar a história real que permaneceu fiel ao legado da família Von Erich.


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Mais artigos sobre a LEGO | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Mais artigos