fbpx
Siga nossas redes sociais!

Cinema

Saltburn: De sorver até à última gota

Imagem do avatar

Publicado

a

Saltburn

Saltburn é uma comédia romântica que rapidamente adota um tom de thriller bastante dramático, é tudo o que ninguém esperava.

“We’re all about to lose our minds”

E assim foi… Seja por uma fatiga cinematográfica, que segue por vezes a mesma receita para atingir o sucesso, ou simplesmente pelo brilhantismo e excelência, que começam a ser obrigatórios em qualquer produção, a verdade é que filmes controversos e estranhos são como um íman, atraem e fixam a nossa atenção ao bizarro, como se a nossa vida dependesse disso – outro exemplo é um dos filmes que se encontra em cartaz neste momento, Poor Things (Yorgos Lanthimos).

“I was a lesbian for a while, you know, but it was all a bit too wet for me in the end. Men are so lovely and dry”

Oliver Quick (Barry Keoghan) é um estudante de Oxford que anda à procura do lugar no mundo, até encontrar Felix Catton (Jacob Elordi) que o convida para passar o verão na épica mansão Saltburn, juntamente com a sua família de excêntricos. Emerald Fennell (Promising Young Woman 2023) pediu que corresse com loucura e Barry decidiu voar e mergulhar de cabeça numa interpretação absurda, que contou com muita improvisação e sede do ridículo.

Para além de se amparar um pouco na crítica à sociedade de alta, este filme consegue também ser o reverso dessa moeda: uma ode de paixão e obsessão pelo brilhante modo de viver dos ricos e dos seus costumes pomposos, motivando Oliver a demonstrar que, para si, a linha entre o amor e a obsessão é particularmente inexistente.

A cinematografia faz-se apresentar com um estilo único e esteticamente agradável, mantendo o espetador numa paranoia conjunta entre o realismo e a incongruência colorida dos atos e falas psicóticos, que são como ensaios bem estruturados de como não se deve agir em sociedade.

“Lots of people get lost in Saltburn”

Para além da utilização evidente do absurdo, este é um filme com interpretações de classe e que tem por trás das câmaras nomes como Margot Robbie (Barbie) e Josey McNamara (Boston Strangler). Entre banheiras, cemitérios e danças, Saltburn não te irá deixar menos que impressionado e enojado.


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Mais artigos sobre a LEGO | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Mais artigos