TV & Streaming
Avatar: The Last Airbender – O que significa ser um Avatar, segundo Pedro Moutinho
Uma parceria com os estúdios Nickelodeon traz um live action de Avatar: The Last Airbender com uma maior carga sentimental à história de Aang.
Num mundo dividido por nações capazes de manipular elementos naturais, existe apenas uma pessoa capaz de os controlar a todos: ar, água, fogo e terra. Essa pessoa é considerada como Avatar: mestre dos quatro elementos. A história foca-se em Aang, um Avatar de apenas 12 anos e com origem na nação do ar.
Através da ameaça iminente da nação do fogo devido ao desejo de conquista mundial, é acordado entre os mestres da nação do ar revelar a Aang o seu potencial e enviá-lo para as outras nações, de forma a aprender o controlo sobre os outros elementos e poder fazer frente às futuras guerras que estavam para surgir.
Chocado com toda a informação que acabara de receber, Aang foge da sua aldeia e acaba por ser levado até ao fundo do mar durante uma tempestade. Enquanto se afogava, o protagonista consegue congelar-se de maneira a se proteger, sendo encontrado por Sokka e Katara da Tribo da Água do Sul, 100 anos depois. A partir deste ponto, o jovem Avatar terá de aprender a lidar com o peso que o seu desaparecimento trouxe ao mundo e parar a guerra com a nação do fogo, enquanto aprende a controlar os quatro elementos.
Tal como na série original, A história de Avatar: The Last Airbender divide as suas temporadas por livros, referentes aos elementos que Aang tem de aprender para se tornar um avatar. Isto significa que esta temporada é baseada no livro da água, cobrindo o início da história até ao confronto na Tribo da Água do Norte.
Encarar o live action como a sua própria história, saber separar do material original e aceitar toda a direção artística que o mesmo traz; são passos importantes para se assistir a uma adaptação destas com um olhar mais objetivo possível e conseguir aproveitá-la da melhor maneira.
Esta nova versão já não é um cartoon. Isto significa que bastantes movimentos e expressões agitadas não são replicadas nesta nova série, visto que resultam de maneira mais natural em contexto de desenho animado. Muito humor trazido pela energia e inocência de Aang e dos seus companheiros foi cortado, dando origem a um live action mais dramático e emocional, bastante focado na ausência do protagonista durante o ataque da Nação do Fogo. Apesar disso, existem bastantes referências ao material original, incluindo callbacks a momentos marcantes da animação, como o vendedor de couves ou os cantores da música do túnel secreto, para os fãs mais antigos.
O elenco jovem em ascenção mostra-se bastante promissor com Gordon Cormier a interpretar Aang, Kiawentiio como Katara e Ian Ousley no papel de Sokka. No entanto é o talento mais velho que traz mais caras conhecidas, como Paul Sun-Hyung Lee (conhecido pelas séries The Mandalorian e Kim’s Convenience) a interepretar o afável tio Iroh e Daniel Dae Kim (mais conhecido por Lost e The Good Doctor) como o Lorde do Fogo Ozai,
Visualmente a série apresenta cenários extremamente bem trabalhados, falhando um pouco apenas na maneira como se misturam com os personagens quando estes estão em destaque. Repleta de cenas de ação com grande foco em artes marciais e efeitos especiais relativamente aceitáveis na utilização dos elementos naturais durante os ataques, fazem com que a qualidade da série não exceda nem desiluda na qualidade espectável de uma série produzida pela Netflix.
Avatar: The Last Airbender da não está aqui para substituir o media original, mas sim para oferecer um novo tom mais sério e emocional à história. A sua qualidade e storytelling fazem com que seja algo interessante de se ver pelo menos uma vez, tanto como fã ou como novato do cartoon e já está disponível em streaming na Netflix!
Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!
Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Mais artigos sobre a LEGO | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.