Connect with us

Destaques

Persona 3 Reload: O primeiro passo para a versão definitiva da história

Avatar photo

Published

on

Persona 3

Após várias noites de lua cheia acompanhadas por trailers desde o seu anúncio, Persona 3 Reload já está disponível em formato físico e nas plataformas digitais da PlayStation, Xbox, Microsoft Game Pass e Steam.

Persona 3 Reload Digital Premium Edition PS4 & PS5

Em Persona 3 Reload, assumimos o papel de um aluno transferido que se junta ao grupo extra-curricular S.E.E.S. na luta contra os inimigos que aparecem durante a 25ª hora do dia: A hora negra. Através do poder de Personas, cabe ao protagonista, em conjunto com os seus amigos, desvendar os mistérios dessa hora negra, num enredo onde a principal temática é a mortalidade.

Meio RPG baseado em turnos e meio simulador de quotidiano, Persona 3 Reload leva o jogador a estabelecer e fortalecer relações com os personagens do seu dia a dia, através de um sistema de calendário. Neste aspecto social, o jogador pode passar tempo com alguns personagens ou até mesmo desenvolver social skills como coragem, conhecimento, etc… através de várias atividades. Desenvolver estas skills e relações, consequentemente, oferecem ao protagonista mais habilidades e um maior poder de Personas para as secções de combate, tornando-as num dos aspetos mais importantes em termos de jogabilidade e de desenvolvimento de personagens secundários.

A história de Persona 3 é lançada pela primeira vez em 2006 para a Playstation 2, sendo relançada um ano depois em nome de Persona 3 FES com um epilogo adicional e por fim, sofrendo uma revisão em todo o diálogo e adicionando uma história paralela focada numa protagonista feminina em Persona 3 Portable para a PSP. No caso de Persona 3 Reload, mantemos a história base original, sem acréscimos de epílogos ou protagonista feminina, deixando nas mãos dos developers um trabalho focado muito mais na estética e acessibilidade desta nova versão. Isto não significa que todas as falas e interações estejam exatamente iguais às versões anteriores.

How to launch Persona 3 Reload early - play the game right now!

Para além de um novo elenco a dar voz aos personagens do jogo, existe uma maior presença de voz em todas as interações com os Social Links, durante os vários ranks. Apesar de Persona 3 Reload ainda não assumir os personagens masculinos de S.E.E.S. como link social para o protagonista masculino, eles conseguem ser mais bem explorados em eventos chamados de Link Episodes, que nos levam a passar novos momentos com vários personagens.

Todos os aspetos técnicos deste jogo foram reconstruidos desde o zero, podendo assim possibilitar aos fãs de jogos Persona mais recentes, uma melhor acessibilidade a este jogo. A nova estética do jogo apresenta imensos dos traços que levaram os jogadores a apaixonarem-se por Persona 5; o sistema de cartas de boost aleatório “Shuffle Time” funciona de maneira igual a Persona 4 Golden e é agora possível ter controlo direto sobre os outros personagens em batalha. “Theurgy” e “Shift” são duas novas mecânicas de combate que facilitam significativamente o combate. À medida que as batalhas vão decorrendo, os personagens vão enchendo o medidor Theurgy, que permite ao jogador lançar um ataque especial poderoso quando este estiver cheio. A mecânica de Shift é extremante similar ao Baton Pass de Persona 5, deixando de parte os stats boosts, mas permitindo ao jogador trocar gratuitamente de personagem no turno de ataque em que atordoa o inimigo.

Persona 3 Reload to Have the Highest Amount of Voiced Lines in a Persona Game Ever; Tartarus Has Been Upgraded

Não menos importante, existe uma completa recriação das cutscenes. Muitas delas são recriadas a partir dos modelos diretos do jogo, em vez de serem animadas a desenho, com a adaptação ao design atualizado de todos os personagens. Tal como a voz, a banda sonora é composta por todas as faixas originais regravadas, com algumas novas adições. Lotus Juice volta para cantar em Rap em todas as faixas, recebendo ainda mais destaque que nas faixas originais, enquanto Yumi Kawamura é substituída por Azumi Takahashi. Esta troca encontra-se maioritariamente bem-vinda entre os fãs nas novas faixas, mas alguns continuam a estranhá-la nos novos arranjos das faixas antigas.

Persona 3 Reload é um remake que traz todas as melhorias possíveis para dar a conhecer a mais pessoas a história base de Persona 3, deixando de lado os extras de FES e Portable, criando a suspeita de que é uma questão de tempo até ser lançada uma nova versão do jogo, equivalente a Persona 4 Golden e Persona 5 Royal. Toda a sua nova imagem e banda sonora, fazem-no um jogo obrigatório para todos os fãs de RPG, tornando-o numa excelente entrada para quem estiver a pensar em conhecer a franquia de culto!


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Mais artigos sobre a LEGO | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Ligado ao mundo do gaming desde que pegou pela primeira vez na sua Sega Saturn. Passou muitas horas da sua vida a explorar todos os discos de vinil, cassetes de VHS e jogos retro que lhe paravam nas mãos. Acompanhou na primeira pessoa a evolução da criação de conteúdos na internet e hoje dedica-se a estar a par de todas as novidades da cultura POP.