Siga nossas redes sociais!

Cinema

Pobre Criaturas – A emancipação de Emma Stone

Avatar photo

Publicado

a

Poor Things

“Pobres Criaturas” ou título original “Poor Things” foi já rotulado como dos melhores filmes do ano. Este é o regresso do realizador Yorgos Lanthimos ao cinema desde “A Favorita”, também nomeado aos Óscares. Vencedor de vários prémios, incluindo o Leão de Ouro no Festival de Veneza e dois Globos de Ouro, para melhor filme e melhor atriz, conseguiu recentemente onze nomeações aos Óscares. Emma Stone é a protagonista, ao lado de Mark Rufallo e Williem Dafoe.

Uma adaptação do livro com o mesmo nome do escocês Alasdair Gray, Poor Things aborda uma história de fantasia que faz lembrar o clássico Frankenstein de Mary Shelley. Bella Baxter (Emma Stone) é uma mulher ressuscitada pelo Dr. Godwin Baxter (Williem Dafoe), um cientista cheio de ideias pouco éticas. Com uma experiência, combina o corpo de uma mulher que se suicidou e o cérebro de um bebé. Claro que o resultado só podia ser inevitavelmente estranho. Bella, muito confusa e ainda a aprender a viver, decide experimentar de tudo, aliando-se a um advogado sem princípios e juntos partem para a aventura. Visita vários lugares e absorve o máximo de conhecimento possível. Este é um filme essencialmente sobre libertação feminina e que apresenta Emma Stone numa performance sem igual. A sua presença chama á atenção e não surpreende que seja das favoritas ao Óscar.

Desde que foi apresentado, este filme já foi imensamente elogiado, das categorias mais revelantes às mais técnicas (montagem, banda sonora, figurino, cenários). Com um ambiente vitoriano e a lembrar o estilo steampunk, não vai deixar ninguém indiferente. Dotado de um humor mordaz, forte e com um argumento bem delineado, é bem excêntrico, mas com capacidade de cativar. Lisboa também está retratada na obra. Quando Bella parte à descoberta passa pelo nosso país, come pastel de nata e ouve-se um fado de Carminho. Nada mais português. Só pontos positivos para assistir a “Pobres Criaturas” já disponível nos cinemas.

Será que Bella vai conseguir libertar-se das redes que a sociedade teima em prende-la?


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Mais artigos sobre a LEGO | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

"Licenciada em Ciências da Comunicação, adoro ler e escrever. Sou lontra de sofá, amante de filmes e séries de televisão, vejo tudo o que posso. Aprendiz de geek, vivo num mundo de fantasia. Adoro a vida e ainda há tanto para descobrir."