Connect with us

Comic Con Portugal

Juan Díaz Canales, de “Blacksad”, estará na Comic Con Portugal 2024

Avatar photo

Published

on

Juan Díaz Canales, nascido em Madrid em 1972, formou-se como desenhador no extinto estúdio de animação Lápiz Azul depois de terminar o liceu. Inscreve-se mais tarde na Universidade Complutense de Madrid, onde estuda Belas Artes e em 1996 fundou, com três colegas, o estúdio Tridente Animación, com o qual trabalhou durante dez anos em séries de televisão e longas-metragens.

Durante os primeiros anos da formação artística conhece Juanjo Guarnido e decidem apresentar um projeto em França: “Blacksad”. O primeiro livro da banda desenhada policial protagonizada por um gato detetive foi publicado pela Dargaud em 2000. Seguiram-se cinco novos números da personagem, publicados em Espanha pela Norma Editorial. O quinto volume, “Amarillo”, foi galardoado com o Premio Nacional de Cómic em 2014 e a saga tornou-se um best-seller mundial, traduzido em mais de vinte línguas e vencendo alguns dos mais prestigiados prémios do sector (Eisner Award, o Alpha Art in Angoulême e o Barcelona Comic Fair Award). Em 2016, Díaz Canales publicou a sua primeira banda desenhada com argumento e desenho próprios, intitulada “Como viaja el agua” (Ed. Astiberri).

Paralelamente, Díaz Canales desenvolveu vários projetos com outros desenhadores, entre os quais “Fraternidad”, desenhado por José Luis Munuera, “Gentlemind”, escrito com Teresa Valero e desenhado por Antonio Lapone, e a sua última obra, “Judee Sill”, com o desenho de Jesús Alonso Iglesias.

Em 2015 formou uma equipa criativa com o cartoonista Rubén Pellejero para as novas aventuras de Corto Maltés, a mítica persona de Hugo Pratt, da qual já publicou quatro livros.

Teresa nasceu e vive em Madrid, onde desenvolveu a carreira artística. Começou no mundo da animação, onde trabalhou como artista de storyboard e layout em longas-metragens e séries de televisão. Juntamente com Juan Díaz Canales, fundou o estúdio Tridente Animation.

Começou a escrever guiões para banda desenhada e com Juanjo Guarnido criou a série “Brujeando”. Mais tarde, com Montse Martín, cria a trilogia “Curiosity Shop” e com Juan Díaz Canales, escreveu “Gentlemind”, que conta com a arte de Antonio Lapone.

A sua primeira obra a solo foi “Contrapaso”, da qual está a preparar um segundo volume. O primeiro volume, “Los hijos de los otros”, mostrou um magistral thriller cómico sobre a Espanha que a ditadura quis silenciar e foi aclamado pela crítica e pelo público.

Os artistas madrilenos são mais dois nomes do mundo da banda desenhada que irão marcar presença na Comic Con Portugal 2024, na Exponor, entre 21 e 24 de março.


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Mais artigos sobre a LEGO | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Um dinossauro no mundo das séries. Coleciona Blu-Rays, adora Legos, completa jogos a 100%, devora podcasts e ama tudo que envolva não sair de casa.

Mais artigos