Cinema
SAW X – Queres voltar a jogar um jogo?
Em 2003, James Wan e Leigh Whannell apresentaram aos estúdios da “Lions Gate Films” um curta metragem de nove minutos. A história de um homem chamado David que se apresenta na polícia a dizer que foi raptado e torturado com um grande capacete de metal enferrujado. Após a exibição da curta, a dupla recebeu 1,2 milhões de dólares para a criação de um filme completo.
Em 2004, “Saw – Enigma Mortal” é lançado com base na curta-metragem, onde desta vez vemos dois homens, Dr. Lawrence Gordon (Cary Elwes) e Leigh Whannell (Adam Stanheight), presos numa casa de banho com um corpo morto a segurar uma pistola e um gravador. Descobrem que fazem parte de um jogo psicopata de John Kramer (Tobin Bell) e que precisam de ir aos extremos para sobreviverem e provarem que são gratos por viverem. O filme foi um sucesso enorme tendo um lucro de mais de 100 milhões de dólares, com imensas cenas chocantes, violentas e gráficas com armadilhas.
Passado menos de um ano, a franquia Saw expandiu-se para uma sequela avaliada em quatro milhões de dólares e com apenas 25 dias de filmagens. Desta vez, era Darren Lynn Bousman que assumia a realização, tendo escrito também em colaboração com Leigh Whannell, ator principal do primeiro filme. Desta vez Jigsaw mantém oito pessoas em cativeiro dentro de uma casa com um gás mortal e vários antídotos escondidos pela casa. Caso não sejam bem sucedidos, todas as partes do corpo começam a jorrar sangue. À semelhança do primeiro filme, este consegue uma boa receita nas bilheteiras mundiais, arrecadando mais de 111 milhões de dólares.
Avançando mais de 20 anos desde o início da saga, “Saw X” chega aos cinemas sendo (como o nome indica) o 10º filme da franquia “Saw”. Apesar dos últimos filmes lançados terem ficado abaixo das expectativas dos fãs, este parece ser a luz ao fundo do túnel, já que promete trazer a essência dos filmes originais e novas armadilhas, com muito sangue e violência. O novo filme segue o adoecido John Kramer até ao México, à procura da cura milagrosa para a sua doença. Kramer descobre que a cura não passa de uma farsa para enganar as pessoas vulneráveis. O infame serial killer, agora com um novo propósito, decide criar armadilhas insanas e engenhosas para punir todos os médicos que o enganaram.
Realizado por Kevin Greutert, escrito por Pete Goldfinger e Josh Stolberg, com James Wan e Leigh Whannell como produtores executivos, “Saw X” estreia a 25 de outubro nos cinemas portugueses. Vão voltar a jogar o jogo?
Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!
Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.