Connect with us

Cinema

O Exorcista: Crente – Análise

Avatar photo

Published

on

Exorcista

Após 50 anos desde o primeiro filme da saga Exorcista, realizado por William Friedkin e protagonizado por Linda Blairová, Ellen Burstyn, Jason Miller e Max Von Sydow. O 6º capítulo desta saga, que se apresenta como sendo uma sequela do filme original de 1973, ignora por completo os quatro filmes que o sucederam.

Na história de “O Exorcista: Crente”, somos apresentados a duas amigas de nome “Katherine e Angela” que decidem um dia ir para uma floresta tentarem comunicar com os espíritos. Quando ambas desaparecem por três dias, os pais começam a notar comportamentos estranhos nas crianças e decidem chamar um exorcista para libertá-las do demónio.

A premissa e a execução continuam a ser as mesmas de há 50 anos. Por esse lado, o filme não tentou inovar muito. Mas algo que diferenciou é a forma como a história até ao momento do exorcismo foi contada. Ao contrário do sentimento mais “pé no chão” que o primeiro filme teve, este parece abordar mais o tema religioso e as ações mais violentas do demónio. Cenas até um pouco chocantes de agressões são mostradas, o que dá um toque extra ao filme em si.

Sendo uma sequela do primeiro filme, e passado tantos anos, é claro que não poderia faltar algumas referências ao original para dar e vender. Mas nada que estrague o filme ou arruíne a experiência do espectador, o que é um bom ponto.

O que posso apenas dizer é afirmar que o filme tem boas coisas que o deixam mais atual e puxa um certo entretenimento para os novos fãs da franquia, mas pode deixar os mais antigos um pouco cépticos. Os bons planos de câmera, a boa edição e propostas/conceitos engraçados e é com certeza 10x melhor que os quatro lançados anteriormente. Apenas é um bocado injusto tentar comparar a obra-prima de 1973 com este.


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Um jovem rapaz que adora o mundo do Cinema e da Televisão. É técnico de som e por isso o seu amor reside nas bandas sonoras. A sua inspiração é o Hans Zimmer e o John Williams. Adora ficção científica e super-heróis, mas não descarta as outras áreas.

Mais artigos