Connect with us

Cinema

“Blue Beetle” – Um Herói de Família

Avatar photo

Published

on

Blue Beetle

Dirigido por Angel Manuel Soto e lançado a 17 de Agosto de 2023, Blue Beetle é a mais recente adaptação da DC Comics para o grande ecrã.

Blue Beetle é o primeiro live-action do herói, mas não é baseado no primeiro da DC. Essa honra coube a Ted Kord, que apesar de mencionado repetidamente no filme, e da sua família ser essencial à história, aqui dá lugar a Jaime Reyes. Jaime é um jovem latino-americano que volta para casa depois da universidade apenas para descobrir que a sua adorada família está em apuros financeiramente. Jaime faz tudo pela família e quando perde o emprego por defender uma jovem, a tentativa de arranjar outro trabalho leva-o a tropeçar numa trama empresarial e familiar que o torna num herói. Após criar um laço acidental com o escaravelho robótico alienígena Khaji-Da, Jaime transforma-se no Blue Beetle e é imediatamente perseguido por uma empresária sem escrúpulos que quer usar o escaravelho para criar a arma perfeita. Com a ajuda de Jenny Kord (filha do Blue Beetle original, Ted Kord), Jaime tem de vencer os vilões, salvar a sua família e ser salvo por eles também.

A história põe grande ênfase aos laços familiares e todos os membros da família Reyes são bem escritos e divertidos, com a avó a ser uma favorita do público e o tio paranóico a ter um papel fulcral. Uma típica família latina muito unida que nos faz afeiçoar muito às personagens e mostra a realidade da vida de imigrante. O aspecto romântico do enredo também é bem desenvolvido e doce de um modo que nos faz torcer pelo casal. E temos um pequeno momento em português graças à ascendência brasileira de Jenny.

Este filme é muito reminiscente de outros filmes de heróis como Iron Man e Ant-Man na fórmula do seu enredo e na caracterização dos seus vilões mas isso não quer dizer que não tenha os seus pontos originais – a cinematografia é brilhante, tal como os efeitos visuais e a coreografia das cenas de acção é fenomenal. O elenco também é genial com actores como Xolo Maridueña, Bruna Marquezine, George Lopez, Belissa Escobedo, Raoul Trujillo, Harvey Guillén e Susan Sarandon.

Por sair mesmo antes do reiniciar previsto para o universo cinematográfico da DC, este filme não recebeu a atenção merecida, mas não deixa de ser um dos melhores filmes de super-heróis da DC nos últimos anos. Adicionalmente, a cena pós-créditos cria a possibilidade para uma sequela muito inesperada com um suspense interessante. Infelizmente, as possibilidades disso acontecer são muito remotas.

Resumindo – um filme sólido, muito divertido e carinhoso com toneladas acção e alguma comédia à mistura. Um excelente aposta e um dos melhores filmes do género este ano.


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. Junta-te à nossa comunidade no Discord.
A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Super geek de longa data com grande amor por super-heróis e animação. Cosplayer, devoradora de comics, e amante de cinema e séries. Escritora de longa data, desde artigos publicados a fanfictions populares em várias comunidades, também dá workshops de escrita criativa em eventos nerd.

Mais artigos