fbpx
Siga nossas redes sociais!

Cinema

Barbie: Seremos Kenough?

Imagem do avatar

Publicado

a

Barbie

Só mesmo a visão de Greta Gerwig, para simultaneamente esgotar lotes mundiais de tinta rosa, ao criar a fabulosa Barbieland, enquanto dirige um filme feito para nos colocar em contato com as emoções. Barbie é vibrante, é um contraste ousado do que talvez seria de esperar de um filme que, pelas palavras de Margot Robbie, ganhou manchetes com “Eles nunca nos vão deixar fazer este filme.”

O guião ficou a cargo da realizadora, juntamente com Noah Baumbach (Fantastic Mr. Fox; White Noise; Marriage Story) e a mistura base do sucesso resume-se: uma boneca e as suas crises existenciais.

“Hi, Barbie! Hi, Ken!”

O que se pode esperar de um filme sobre a boneca-brinquedo mais famosa da Mattel – e do mundo? Tudo e nada. Qualquer ideia pré-concebida pode ser deitada por terra após os três primeiros minutos de projeção. A trajetória da narrativa é uma via de sentido proibido percorrida ilegalmente a cada cena, e o tom inesperado pode ser um dos motivos para a criação do fosso, que irá dividir as opiniões de quem ama ou odeia este filme.
Barbie

Quantas Barbie ou Ken existem?
Um infinito e hilariante número de personagens Barbie e Ken são apresentadas com os simples, mas famosos, “Hi, Barbie. Hi, Ken”. Margot Robbie é a Barbie principal e Ryan Gosling é – APENAS – o Ken, um duo de milhões que provou ser a melhor escolha para interpretar os bonecos perfeitos e plastificados que vão numa viagem desesperada entre a Barbieland e o Mundo Real, com o objetivo de curar a Barbie de um mal oculto e, talvez, “humano”.

O Mundo Real é apresentado com o máximo de realismo que seria de se esperar, nunca descorando de elementos que podemos ver no nosso dia a dia; o mesmo não se pode dizer dos humanos. Gloria (America Ferrera), funcionária da Mattel, e a sua filha Sasha (Ariana Greenblatt) são o alvo da visita de Barbie e as suas interações são quase exclusivamente distópicas e cheias de nuances complicadas.

Barbie

“Do you guys ever think about dying?”

Algumas das Barbies, Kens e outras personagens a notar: Weird Barbie (Kate McKinnon) com a sua personalidade extravagante e esticada; President Barbie (Issa Rae) a girlboss da Barbieland; Allan, ou apenas Allan, que marca um regresso interessante e muito bem colocado de Michael Cera; o Ken de Simu Liu, o antagonista perfeito para o de Ryan Gosling e na equipa de sereias contamos com a participação especial da cantora Dua Lipa (Mermaid Barbie) e John Cena (Kenmaid). A narração é feita por Helen Mirren, sempre perspicaz e orgulhosa do tom que usa para narrar nos momentos mais e menos oportunos.

É detentor de temáticas sérias disfarçadas com humor espontâneo, como o patriarcado, feminismo e política, que só poderia funcionar com um diálogo inteligente e interpretações sublimes. Porém, este coming-of-age poderá correr o risco de ser acusado de ser demasiado woke, procurando um salvamento em tons aligeirados para contornar o sentido de ofensa.

A banda sonora conta com os compositores Alexandre Desplat (The Grand Budapest Hotel; The Shape of Water) e Mark Ronson (Mortdecai; Cecile on the Phone), e sem o magnifico engenho criativo musical, o filme não teria o mesmo impacto. Depois do sucesso irracionalmente cómico de “Peaches”, da banda sonora do filme The Super Mario Bros., Barbie apresenta “I’m Just Ken”, brilhantemente interpretado por Ryan Gosling, e após a visualização deste filme, a ideia de que ambas poderão vir a ser apresentadas ao vivo na temporada de prémios, é simplesmente deliciosa.

Barbie

“No one rests until this doll is back in a box.”

Seja pelo inesperado ou pelo brilhante marketing feito até às últimas, espera-se uma luta renhida com o seu rival oposto – em todos os sentidos – Oppenheimer.


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. Junta-te à nossa comunidade no Discord.
A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Mais artigos