Siga nossas redes sociais!

BD & Literatura

Recomendações Literárias de Junho

Avatar photo

Publicado

a

Recomendações Literárias

Esta é uma rubrica mensal que vos traz agora as melhores recomendações literárias de Maio, onde podem encontrar títulos diversificados, com um foco maioritariamente direcionado para traduções ou títulos portugueses, mas também com alguns dos lançamentos internacionais que não podem deixar passar ao lado.

Lançamento Mundial

Recomendações Literárias
Pageboy – Elliot Page
Elliot Page, o ator e produtor de sucesso, apresenta-nos esta coleção de memórias sobre o seu percurso de autoconhecimento e repressão que o levaram a descobrir-se como uma pessoa trans. Através de críticas e abusos do universo de Hollywood e o silêncio causado pelo medo de ser, Pageboy é uma ode à coragem de nos libertarmos das expetativas dos outros e assumirmos quem realmente somos.
Vogais (Penguin Random House Portugal) – Já em pré-venda. Lançamento: 12-06

Autora portuguesa


A Devastação – Helena Magalhães
Retirada do livro anterior da autora, Raparigas Como Nós, a Marisa das Argolas tem agora a sua história contada no papel. No final do verão de 1990, Mar, com apenas seis anos, é enviada para o Romeirão, um internato Católico no Alentejo onde permanece até completar 15 anos. Foi uma altura onde passou pelo pior e pelo melhor, como regras e privações mas também amizades, com Anita e Amália e as primeiras descobertas de amor com um rapaz da vila, Eduardo.

Anos depois, ainda a lidar com traumas, reencontra Eduardo e é assombrada por um passado que poderá transformar a sua vida para sempre. Uma crítica ao patriarcado português num romance cheio de emoções fortes que nos irá fazer pensar nas consequências que podem vir das decisões que tomamos.
Suma (Penguin Random House Portugal) – Já em pré-venda. Lançamento:12-06

Coletânea & Sequela


As Aventuras Completas de Dog Mendonça e Pizza Boy – Filipe Melo e Juan Cavia
A bíblia da grande dupla de banda desenhada, que transformou as histórias de Dog Mendonça e Pizza Boy, há muito esgotadas, numa coletânea que fará qualquer estante mais rica e pesada.
Foi em 2010 que a dupla nos presenteou com um quarteto improvável: um lobisomem, um distribuidor de pizzas, um demónio com seis mil anos e a cabeça de uma gárgula, nascendo assim vários volumes que acompanhavam as aventuras fantásticas de Dog Mendonça e Pizza Boy. Um universo criativo e único que não deve passar em branco.
Companhia das Letras (Penguin Random House Portugal) – Já disponível.

Recomendações Literárias

Tempestade – Neal Shusterman
A história continua e este mundo longe de ser perfeito está prestes a desmoronar-se.
Após Ceifador, Shusterman entrega Tempestade com muita história por contar. O Cúmulo-Nimbo não pode interferir com os assuntos da Ceifa, apenas observar, mas não gosta do que vê.
Após um ano da saída de Rowan da Ceifa, que se tornou então uma lenda urbana, Citra, agora uma Ceifadora, quer colocar fim à corrupção.
Será que o Cúmulo-Nimbo irá quebrar as regras e intervir? Ou ficará a ver o seu mundo perfeito desmoronar-se.
Desrotina (Grupo Infinito Particular) – Já em disponível.

Amor gelado
Quebrar o Gelo . Icebreaker – Hannah Grace
Uma sensação do Booktok chega finalmente a Portugal com uma história de fazer derreter os corações.
Anastasia, patinadora artística ultracompetitiva tem de dividir o rinque com Nathan, o capitão da equipa de hóquei.
Ela treina todos os dias para garantir um lugar na equipa de patinagem artística no gelo dos Estados Unidos e leva uma vida regrada e exigente, e ele nunca enfrentou um problema que não tivesse de ser ele a resolver e leva toda a responsabilidade de manter a equipa no seu melhor.
Ambos dão por si presos um no outro e a questionar se o que os une é mais do que aquilo que os separa.
Bertrand Editora – Já disponível.

Da ficção distópica a Hogwarts

Recomendações Literárias

A Medida – Nikki Erlick
Oito pessoas normais, uma escolha extraordinária. Como pode mudar a nossa vida se soubermos exatamente quanto tempo nos resta?
Numa manhã absolutamente normal e banal, como qualquer outra, as pessoas acordam, abrem a porta, e é aí, na entrada, que as nossas personagens encontram uma caixa enigmática. Ao abri-la, descobrem exatamente quanto tempo de vida têm. A partir daí, seja qual for a sua decisão, terão de aprender a viver nesta nova realidade. Uma realidade distópica e intrigante que não vai deixar ninguém indiferente.
Editorial Presença – Já em pré-venda. Lançamento: 09-06

O Oposto da Caça às Borboletas – Evanna Lynch
As tragédias e glórias de alguém que teve de crescer demasiado rápido.
Evanna Lynch, conhecida pelo seu papel como Luna Lovegood, nos filmes da saga Harry Potter, é vista por muitos como um exemplo na recuperação de anorexia.
Neste livros, conta como ultrapassou momentos delicados e difíceis da sua vida, numa luta com complexidades e contradições mais íntimas. Da fama à resistência, a autora explora momentos e escolhas dentro da realidade da sua condição por oposição à procura vazia da perfeição.
Casa das Letras (Leya) – Já disponível.

Sete lançamentos internacionais


Love, Theoretically – Ali Hazelwood
Temos ainda Recomendações Literárias no que toca a lançamento internacionais. As várias vidas da física teórica Elsie Hannaway começam a ser demasiado. Tanto é vista como assistente de professora, andando de laboratório em laboratório, como a oferecer os seus serviços de namorada a fingir, criando qualquer personalidade que agrade aos seus clientes.
Lançamento: 13-06*

The Whispers – Ashley Audrain
Quatro famílias suburbanas veem as suas vidas alteradas para sempre quando o impensável acontece e enfrentam as perdas que pessoas boas podem sofrer quando fazem escolhas inconscientes. Durante uma semana acompanhamos a luta de cada família numa exploração da maternidade e do significado dos silêncios.
Lançamento: 20-06*

You’re Not Supposed to Die Tonight – Kalynn Bayron
No Camp Mirror Lake, terror é nome do jogo… mas será que sobrevivem à noite?
Charity Curtir consegue o seu emprego de verão de sonho, sendo paga para assustar os residentes do campo. Contudo, após uma morte súbita, a realidade e a ficção parecem ter mais em comum do que se esperava.
Para os fãs de Fear Street.
Lançamento: 20-06*

The Spectacular – Fiona Davis
Nova Iorque, Manhattan, nos anos 50 e o glamoroso Radio City Music Hall.
Marion, 19 anos, está nas nuvens por ter conseguido uma vaga como uma das Rockettes, o famoso grupo de dança do Radio City Music Hall. Uma noite, uma bomba explode no teatro, um ataque orquestrado por uma mão criminosa de renome “Big Apple Bomber”. Uma exploração do lado mau da fama e dos padrões de perfeição inalcançáveis.
Lançamento: 13-06*

Fearless – M. W. Craven
A primeira história de Ben Koenig, o herói de ninguém… porque ele não existe.
Há seis anos, Ben liderava uma equipa especial de operações militares, responsáveis por missões que mais ninguém fazia. Um dia, ele vendeu tudo o que tinha e desapareceu da face da Terra. Tornou-se alguém esquecido até que uma pessoa do seu passado regressa para o levar de volta para a vida que o levou a fugir, uma vida onde Ben sofria de uma condição muito apelativa para o seu trabalho, ele era incapaz de sentir medo.
Lançamento: 06-06*

The Woman Inside – M. T. Edvardsson
Um casal rico é encontrado morto numa das zonas mais caras da cidade.
Esta é a história de um viúvo desesperado por ajudar a sua filha, que por motivos monetários decide alugar um quarto a Karla, uma estudante de direito que trabalha com empregada doméstica na casa dos Rytters, o casal rico que é encontrado morto. Karla é a principal suspeita e o seu passado poderá revelar o porquê de ter cometido tal crime… ou não.
Lançamento: 13-06*

The Twilight Garden – Sara Nisha Adams
O verdadeiro significado da importância de olharmos à nossa volta para não perdermos a vida que nos rodeia.
Entre as casas 77 e 79, existe um jardim comunitário negligenciado. O que era antes um santuário, é agora um lote perdido fechado a sete chaves. Com a necessidade de conexão, talvez uma semente seja apenas o começo de um jardim diferente e da amizade de quem o rodeia.
Lançamento: 08-06*

*datas de acordo com o Goodreads; podem ser diferentes de acordo com a tipologia da capa e região de lançamento.

Recomendações Literária de maio aqui!