Connect with us

TV & Streaming

A Grande Onda da Nazaré volta para marcar os amantes do surf

Avatar photo

Published

on

Grande Onda da Nazaré

É já no próximo dia 17 de abril que estreia a segunda temporada da série documental HBO Original de seis partes, A GRANDE ONDA DA NAZARÉ em exclusivo na HBO Max, tendo como realizador Chris Smith.

A Grande Onda da Nazaré inclui os surfistas Garrett McNamara, a sua esposa Nicole McNamara e seus filhos; Andrew “Cotty” Cotton, Justine Dupont, Fred Davis, C.J. Macias, Antonio “Tony” Laureano, Kai Lenny, Lucas “Chumbo” Chianca, Ian Cosenza, Michelle Des Bouillons, Alemao De Maresias, Nic Van Rupp e Pedro “Scooby” Vianna.

A série documental regressa à Nazaré, Portugal – com paragens no Havai e na Califórnia – para uma segunda temporada emocionante e cheia de adrenalina que segue a lenda das ondas grandes Garrett McNamara, os seus colegas de surf de classe mundial e alguns recém-chegados surpreendentes enquanto continuam a elevar as fronteiras do desporto e os limites das suas mentes e corpo. A Grande Onda da Nazaré é uma história de relacionamentos pessoais, ambição, medo e amor e abrange as temporadas de ondas grandes 20/21 e 21/22, que começaram com as incertezas da vida com o COVID-19 e terminaram com algumas das maiores ondas da carreira dos surfistas. A única constante para estes atletas radicais é lidar com os altos e baixos do seu estilo de vida perigoso e imprevisível e individualmente, cada grande onda tem o potencial de escrever um novo capítulo dramático nas suas histórias pessoais. Com uma combinação de entrevistas pessoais, cenas reais e arquivo pessoal, bem como impressionantes imagens aéreas, aquáticas e subaquáticas da equipa de cinematografia vencedora do Emmy, a série captura um mundo diferente de qualquer outro.

Uma década depois de Garrett McNamara ter conquistado a sua primeira onda recorde em 2011, a pequena cidade costeira da Nazaré, com as suas dramáticas falésias e épicas quebras offshore, continua a atrair os melhores surfistas de ondas grandes do mundo, que dependem do poderoso, mas indiferente oceano para ajudá-los a realizar seus sonhos, enquanto evitar ferimentos mortais. Garrett McNamara, esperando o nascimento de seu terceiro filho com a esposa Nicole, abraça uma nova direção na sua carreira enquanto ainda responde à atração do oceano. A temporada reúne-nos com os surfistas carismáticos que conhecemos desde a primeira temporada, incluindo Andrew “Cotty” Cotton, Justine Dupont e CJ Macias, e apresenta-nos a novas personalidades dinâmicas, como o adolescente local Tony Laureano, que tenta destacar-se nos escalões superiores do desporto.

Agora falando da estreia da segunda temporada, A Grande Onda da Nazaré arranca com um episódio que deixa qualquer um sem palavras com todo o conteúdo que nos vai sendo mostrando. A pessoa nem dá pelo tempo a passar, porque basta uma simples imagem, conversa e até um olhar de um sonhador para prender imediatamente a atenção. Além disso, é apresentado o poder inestimável do oceano que possui os seus perigos, mas ao mesmo tempo impõe respeito a cada um dos surfistas que arriscam constantemente nas suas ondas gigantes.
Sempre fui admiradora da prática do surf, apesar de não ser uma especialista neste assunto. Mas só num episódio, temos a chance de aprender como funciona não só a organização de uma competição desta modalidade, mas também de ver a preparação destes surfistas para serem analisados em meros minutos no mar. As imagens aéreas são espetaculares e conseguem mostrar a dimensão e a beleza indescritível que atrai o público e os melhores surfistas de ondas grandes do mundo à Nazaré.

Quem vê este episódio fica completamente fascinado e surpreendido com o que implica praticar este desporto, todos os perigos envolvidos e a importância de ter um bom trabalho de equipa. A ambição, determinação, persistência, medos e sacrifícios que fazem parte de cada um destes surfistas que lutam diariamente para alcançarem os seus sonhos. E eles não desistem, por mais dificuldades que possam vir a existir. A adrenalina e o amor que sentem por estas ondas gigantes fala mais alto e tem um significado muito especial! Basta ver o brilho nos olhos destes atletas em cada conquista ou quando ultrapassam os limites para se perceber a felicidade pura que sentem!

São poucos os documentários que tenho a oportunidade de ver, mas sem dúvida que A Grande Onda da Nazaré deixa a sua marca e merece ser vista e aplaudida!

Autêntica geek, principalmente com tudo relacionado com filmes e séries. Esta é uma das minhas grandes paixões, de tal forma que eu resolvi criar um blog, onde partilho a minha opinião sobre o que vejo do universo dos filmes e das séries: A Geek Traveller.

Continue Reading