Siga nossas redes sociais!

BD & Literatura

“O Bestiário da Isa” de Joana Afonso

Avatar photo

Publicado

a

 

Nem sempre é fácil fazer o que se gosta, que o diga a Isa, trabalhadora precária numa firma de controlo de pragas e… monstros, que sonha ser investigadora dos animais bizarros e míticos que povoam o mundo fantástico em que vive. Um dia, recebe Miguel, o seu sobrinho, e irá partilhar com ele uma aventura cheia de acção, terror e sobressaltos, onde só a paixão por estas criaturas os poderá ajudar. Será que no fim deste dia o sonho de Isa estará mais próximo de ser realizado?

 

O regresso de Joana Afonso, uma das mais aclamadas autoras de BD nacionais, desenhadora de O Baile (com argumento de Nuno Duarte), Living Will (com André Oliveira), autora de Zahna e muitos outros títulos, que assina aqui um álbum de BD divertido e ritmado por uma sequência estonteante de páginas dinâmicas e cheias de surpresas. O Bestiário da Isa é quase que um espelho perfeito onde se reflectem os interesses e os entusiasmos da autora, o seu gosto de desenhar criaturas fantásticas e de nos servir uma banda desenhada que apela a leitores de todos os segmentos e de todas as idades. O primeiro capítulo de O Bestiário da Isa (dos três que a autora tinha concebido) foi inicialmente auto-publicado por Joana Afonso em 2020, e venceu o Prémio Amadora BD para Melhor Edição Independente em 2021.

 

Joana Afonso nasceu em 1989, e é actualmente uma das mais aclamadas autoras de BD portuguesa. Desde muito cedo começou a desenhar e a ler BD, tendo seguido estudos de arte, licenciando-se em Pintura, e mais tarde doutorando-se em Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde lecciona. Depois de participar em inúmeros fanzines com curtas de BD, desenha o seu primeiro trabalho maior, o álbum O Baile, com argumento de Nuno Duarte, que venceu venceu o prémio de Melhor Álbum no Amadora BD em 2013. Em 2014, editou o seu primeiro álbum a solo, Deixa-me Entrar, assinou ainda a série “Living Will” (números 1 a 3, 5 e 7), com argumento de André Oliveira, e lançou em 2018 o álbum Zahna. Fez durante muitos anos parte do colectivo de artistas The Lisbon Studio, tendo participado em alguns dos livros do TLS Series editados pel’A Seita.

 

Este livro é um dos oito títulos incluídos no projeto «Garantir BD», apresentado pela cooperativa editorial A Seita e co-financiado pelo programa Garantir Cultura, que permitiu terminar o álbum e consolidar os três capítulos planados pela autora num só álbum.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LÊ TAMBÉM

KYO KARA ZOMBIE VOL.1 (DE 2)

Os especialistas do Conteúdo da Cultura Pop.