Cinema
Robbie Coltrane, Hagrid de ‘Harry Potter’, falece aos 72 anos
O ator escocês Robbie Coltrane, que ficou conhecido por interpretar Hagrid na saga Harry Potter, faleceu hoje aos 72 anos. De acordo com o Deadline, que tornou a notícia pública, o ator já estava internado no hospital perto da sua casa em Larbert, na Escócia. Nos últimos anos, Robbie, enfrentou alguns problemas de saúde.
A morte foi confirmada com um comunicado pela agente do ator, Belinda Wright, mas a causa ainda não foi divulgada. Segundo a BBC, que descreveu o ator como um “talento único”, acrescentou ainda que o seu papel como Hagrid “trouxe alegria para crianças e adultos à volta de todo o mundo”.
“Para mim, pessoalmente, vou me lembrar dele como um ser leal. Além de ser um ator maravilhoso, era inteligente, e muito espirituoso. Depois de 40 anos, tenho orgulho em ser chamada de “agente do Robbie Coltrane”, sentirei muito a falta dele”, disse Wright.
Várias foram as pessoas na indústria que demonstraram a sua tristeza e que prestaram a sua homenagem ao ator. Entre elas, a mais notável foi da própria autora da saga Harry Potter, J.K. Rowling.
I’ll never know anyone remotely like Robbie again. He was an incredible talent, a complete one off, and I was beyond fortunate to know him, work with him and laugh my head off with him. I send my love and deepest condolences to his family, above all his children. pic.twitter.com/tzpln8hD9z
— J.K. Rowling (@jk_rowling) October 14, 2022
Coltrane, é uma das estrelas da saga Harry Potter, e interpretou o guarda de Hogwarts, Rubeus Hagrid. Após o primeiro filme, despertou uma enorme popularidade com esta personagem tão icónica.
Além da saga Harry Potter, Coltrane também conquistou de forma memorável o pequeno ecrã como o psicólogo forense Dr. Edward ‘Fitz’ Coltrane na série Cracker, pelo qual ganhou três prêmios consecutivos de melhor ator no BAFTA.
Coltrane também participou no franchise 007 como Valentin Zukovsky. O seu último trabalho como ator foi na série Urban Myths, onde interpretou Orson Welles entre 2019 e 2020.
Em 2006, o ator recebeu a Ordem do Império Britânico (OBE), uma homenagem da Rainha Elizabeth II pela sua contribuição ao cinema britânico.
A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, destacou também a falta que Coltrane fará. “Que notícia triste. Ele tinha tanto alcance e profundidade como ator, da comédia brilhante ao puro drama. Acho que o meu papel favorito, de todos os seus papéis, foi Fitz na série Cracker. Robbie Coltrane, lenda do entretenimento escocês – farás muita falta.”
O ator Stephen Fry, narrador da versão britânica dos sete audiobooks de Harry Potter, também lamentou a morte de Coltrane. “Conheci Robbie Coltrane há 40 anos. Fiquei maravilhado, aterrorizado e “apaixonado”, tudo ao mesmo tempo. Tanta profundidade, poder e talento; engraçado o suficiente para causar soluços enquanto fazíamos o nosso primeiro programa de televisão, ‘Alfresco’. Adeus, velho amigo. Farás uma falta tão terrível.”
Responsável por dar vida ao Fred Wesley, um dos gémeos da saga, o ator James Phelps também prestou a sua homenagem ao ator: “Vou sentir falta das conversas aleatórias sobre todos os assuntos. E eu nunca vou esquecer, em setembro de 2000, Robbie Coltrane veio até ao meu ‘eu’ de 14 anos muito nervoso no meu primeiro dia no set de filmagem e disse ‘aproveita, vai ser ótimo’. Obrigado por isso”, lamentou.
Afshan Azad-Kazi, atriz que interpretou a personagem Padma Patil na saga de filmes, também prestou sua homenagem. “Absolutamente destruída. O nosso eterno Hagrid. Que honra tenho em te conhecer e estar no mesmo lugar do que essa lenda. Descansa em paz.”