Siga nossas redes sociais!

Destaques

O GAMING VOLTOU À CIDADE DO ROCK

Avatar photo

Publicado

a

Já na edição de 2018, todos os amantes de videojogos foram presenteados com uma área dedicada ao que de melhor se faz neste formato em plena ascensão. Quatro anos depois, fomos espreitar a renovada Game Square e o Worten Game Stage no último dia do Rock in Rio 2022, a edição que foi forçosamente colocada em stand by durante dois anos e chegou agora ainda mais fresca e com mais conteúdos para toda a família.

Curiosamente e sabendo que, devido à pandemia, algumas marcas ainda decidem não arriscar no que concerne a eventos de grande magnitude, esse fator não se sentiu neste espaço que privilegiou o gaming e conseguimos testar alguns títulos, tanto da Xbox como da Nintendo nos seus expositores, ressalvando os grandes êxitos como Microsoft Flying Simulator, Mario Strikers: Battle League Football, Forza Horizon 5, Nintendo Switch Sports ou até mesmo Lego Star Wars: The Skywalker Saga. As filas fizeram-se sentir para conseguir experimentar todas as novidades não só destes jogos, mas também do Retro Gaming, numa parceria com a Nostalgica, o único museu em Portugal dedicado aos jogos de vídeo, onde miúdos, mas especialmente graúdos, reviveram algumas das memórias mais marcantes das suas infâncias com as máquinas arcade disponíveis. A HP OMEN também esteve presente com um stand próprio e vários computadores topo de gama à disposição para os mais geeks poderem jogar os seus títulos favoritos em toda a sua potencialidade.

Ainda pudemos experimentar o Valorant Secret Arena, que depois do recente lançamento do seu novo mapa Pearl, inspirado na cidade de Lisboa, contou com uma presença esmagadora de fãs que tentavam descobrir todos os segredos deste misterioso labirinto e assim ter a chance de ganhar uma estátua do jogo em questão.

Mas a realidade é que a maior estrela deste último dia de festival, foi sem dúvida o Worten Game Stage com uma presença fortíssima dos mais variados criadores de conteúdo gaming em Portugal, entre eles o streamer MoraisHD que se destacou tanto pelo humor característico, como pelo público que se juntou para ver o Vtuber Português com mais seguidores na plataforma Twitch e ainda nos presenteou com um momento caricato onde cantou Sonhos de menino de Tony Carreira. Ainda tivemos uma competição musical entre os participantes que se inscreveram pela Fourteen eSports, apresentado por Torres e o streamer MoveMind que ganhou recentemente o Prémio About You Awards Europe na categoria Live.

Vale a pena destacar os pontos altos deste palco, durante o último dia. Foram eles os momentos patrocinados pela MagicShot onde na primeira parte tivemos a presença do streamer Eevoh e o youtuber ByCoutinho a jogar It Takes Two, que proporcionou instantes muito divertidos junto do público e dos apresentadores Quimbé e GarciaP e também um segundo momento onde o streamer Tji, JOliveira10 e o maior youtuber de videojogos em Portugal, Ricfazeres, fizeram as delícias de todos os que marcaram presença com um torneio amigável de Gran Turismo 7, onde os fãs tiveram a oportunidade de estar perto dos seus ídolos digitais e jogar com eles.

Por último, a Worten Game Ring com o já conhecido Mario Kart Boom, que marcou presença nos anteriores dias do festival, mas desta feita revelou uma surpresa especial: nada mais nada menos que Roberta Medina, responsável pela realização do Rock in Rio em Lisboa, que se desafiou e conseguiu concluir a pista de kart mais famosa do mundo do gaming com sucesso, mesmo com os solavancos e curvas propositadas feitas pelos animadores de palco, demonstrando também o seu lado gamer.

Em suma, podemos dizer que o Game Square foi um sucesso em todas as suas dimensões e é mais um exemplo de como os videojogos unem as pessoas, seja pela sua história, pelos criadores que tanto valor lhe acrescentam ou pela competitividade saudável. O Rock in Rio regressará em 2024 e esperamos nós, com um espaço ainda maior dedicado a este tema, feito de gamers para gamers.

Metade humana, metade geek, esta espécie rara do universo gaming não dispensa uma tarde de jogatinas como nos bons velhos tempos com os vizinhos do bairro. Mal sabia ela que esta pequena paixão um dia se ia tornar num verdadeiro amor pela Cultura POP, daqueles para a vida toda. Jogos, animes, k-pop, séries, filmes, venham eles e é uma miúda feliz. Fazer gameplays é totalmente a sua praia, por isso criou o seu ninho da felicidade no Youtube, onde se dedica ao melhor hobby de todos, que a faz dar as maiores gargalhadas e permitiu encontrar a comunidade onde pertence, sem limites nem julgamentos.