Connect with us

Cinema

Quem é Michael Morbius?

Avatar photo

Published

on

O novo filme no Universo Cinematográfico da Marvel “Morbius” (da Sony Pictures) estreia a 31 de março em exclusivo nos Cinemas. Mas será que sabemos a 100% quem é Michael Morbius e de que se trata o enredo do filme? É isso que vamos descobrir já de seguida!

morbius filme

Antes que os vampiros ‘anti-heróis’ fossem tendência, a Marvel Comics destacou-se ao lançar “Morbius – The Living Vampire”, que nem se assume como um verdadeiro herói nem como um vilão. Dr. Michael Morbius apareceu a primeira vez nas bandas desenhadas em “Amazing Spider-Man #101” , há exatamente cinquenta e um anos.

Stan Lee viu nesta personagem e nesta história um grande potencial| Desta feita, contratou rapidamente o escritor Roy Thomas e o ilustrador Gil Kane para criar um vilão vampírico para dar luta a Peter Parker (Spider-man). Ainda que alguns anos depois, o filme Morbius vê a estreia do seu primeiro filme a ser lançado a 31 de março. Será interpretado por Jared Leto, e provavelmente, criará uma mistura desconcertante do fantástico com o bizarro.

morbius filme

Afinal, quem é Dr. Michael Morbius?

Desde muito jovem, Michael Morbius viveu com uma doença rara no sangue. Foi criado principalmente em isolamento pela sua mãe na Grécia e contava com apenas um amigo no mundo – Emil. Com uma relação de quase irmãos, tornaram-se uma dupla inseparável e seguiram a carreira de cientistas bioquímicos. Michael Morbius viveu constantemente numa ansiedade e procura pela cura da sua condição débil, graças a essa pesquisa conquistou um Prémio Nobel.

Mas como Morbius se tornou num ser vampiresco e obtém os seus poderes? Bem, sentindo que esta era sua última oportunidade para encontrar a cura, Dr. Morbius, em conjunto com o seu amigo Emil, realizou um estudo experimental num navio em alto mar (longe da civilização para evitar estragos) onde recorreu a eletricidade e ADN de morcego vampiro. Os resultados desses esforços transformaram-no num “pseudo-vampiro” com super poderes assustadores ao ponto de matar o seu melhor amigo e saltar do navio.

Poderes de Morbius: semelhanças e diferenças com o vampiro ‘tradicional’

Uma das semelhanças é o facto de Morbius ter que beber sangue para sobreviver, tal e qual um vampiro normal faria. Para além da semelhança do sangue, os próprios poderes são muito semelhantes ao dos vampiros: Morbius pode voar, ele tem super força e algumas habilidades de psicocinesia:  como o hipnotismo. Mas as semelhanças terminam por aqui.

Morbius, tem certas “regalias” que um vampiro normal nunca teria. Ele pode ir ao sol e andar à luz do dia – embora com menos energia. Também não tem nenhuma das fraquezas usuais dos vampiros, como aversão a iconografias religiosas ou vulnerabilidades a estacas no coração. Não existe transformação em morcego, nem pode mudar sua aparência / mudança de forma além de se transformar na versão vampírica de si mesmo. Enquanto Morbius pode-se mover em alta velocidade, não pode se teletransportar sozinho.

Ainda assim, Morbius tem suas próprias fraquezas. Se Morbius não consumir sangue suficiente, as suas habilidades regenerativas falharão, tornando possível feri-lo e matá-lo. Mas mesmo com a capacidade de se regenerar, Morbius não é invulnerável e pode morrer.

Morbius da banda desenhada VS Morbius no cinema 

Nas últimas décadas, Morbius apareceu consistentemente em todo o universo da Marvel Comics. Lutou contra o Justiceiro, Deadpool, Hulk e seu antigo inimigo Homem-Aranha. A linha Ultimate de banda desenhada apresentou-nos uma versão alternativa de Morbius, relacionada Drácula, onde era um vampiro tradicional. Morbius continua na sua luta interminável para encontrar uma cura para sua sede de sangue enquanto caminha na linha entre herói e monstro.

Também vale a pena destacar que a série do UCM da Disney +, Loki , apresenta Owen Wilson como Mobius. No entanto, apesar da semelhança no nome, o Mobius de Loki não tem nada a ver com este Morbius.

No cinema, Morbius será interpretado pelo incrível Jared Leto e retratará a história original desta personagem.

Nós já estamos ansiosos pelo dia 31 de março, e tu?

 

Os especialistas do Conteúdo da Cultura Pop.