Connect with us

Anime & Manga

TOP 10 ANIMES [parte 2]

Avatar photo

Published

on

Prontos para a segunda parte do Top10 de Animes?
No artigo anterior relatamos os cinco títulos de Anime que acompanharam gerações nos últimos 20 anos e ficamos com um sentimento de nostalgia incrível. Neste artigo deixamos o ‘passado’ de lado e com olhos postos no presente damos-te a conhecer os restantes cinco títulos que marcam o mundo do Anime:

E MAIS RECENTEMENTE O QUE ACONSELHAS?

Não só de nostalgia se faz este TOP e tinha mesmo que deixar alguns animes na lista de menções honrosas, para acrescentar o que de melhor se fez nos últimos anos, na minha perspectiva, nesta área. Quiçá numa próxima, conseguirei adicionar ainda mais destas populares animações? Mas lá iremos, um dia. Na última década muitos foram os excelentes títulos que nos chegaram aos ecrãs e por isso mesmo, não conseguiria fazer esta lista sem acrescentar aqueles que mais me marcaram.

  • ATTACK ON TITAN

Imaginem viver cercados por muralhas, que não vos deixam ver para lá da vossa pequena e pacata cidade, onde reina a ordem e a humildade entre os habitantes. Agora acrescentem a isto a ameaça eminente de titãs, criaturas não pensantes que só têm um instinto: matar humanos e que este é o motivo pelo qual, supostamente, estas muralhas foram criadas e não podemos saber nada do mundo exterior a não ser o que a equipa de exploração encontra e comunica para todos: que estas criaturas colossais continuam a ser uma ameaça eminente e muitos dos seus companheiros vêm a sua última morada nas entranhas destes titãs. Estamos perante Attack on Titan, um anime épico tanto nas suas intros como na história extremamente bem construída, que se assemelha muitas vezes ao Game of Thrones onde ninguém, mas mesmo ninguém está a salvo. Uma narrativa sufocante que nos mostra a vida de Eren, Mikasa e Armin, um grupo de amigos que vê o seu futuro manchado de sangue depois de uma invasão inesperada do Titã Colossal, maior do que qualquer muralha. Rapidamente se juntam à equipa de exploração onde confirmam que afinal, nada é o que parece, num mundo onde o verdadeiro inimigo poderá até ser o ser-humano. Attack on Titan está neste momento no seu arco final, que termina no dia 7 de março deste ano.

  • BOKU NO HERO ACADEMIA

Uma história de super-heróis no mundo do anime? SIM PORFAVOR! Boku no Hero ou My Hero Academia é sem dúvida um dos maiores já produzidos nos últimos anos, com uma narrativa muito próxima ao sentimento e energia que sentíamos quando assistiamos aos “The Big Three”. Vibrante, emocionante e com muita ação, este título mostra-nos Midoriya, um miúdo que sonhou e treinou toda a sua vida para ser um super-herói, mas não conseguiu… Até encontrar All Might, o mais forte de todos os tempos que fez os maiores dos feitos, lutou contra os maiores vilões e mantém a paz num mundo cada vez mais corrupto. A aliança e amizade que se constrói entre estas duas personagens funcionam numa simbiose quase perfeita, onde o poder que é transferido a Midoriya (Deku) não é alcançado sem treino e esforço. Para além disso, o nosso protagonista consegue finalmente um lugar na Academia de Heróis como sempre sonhou e conhece, ou reencontra, alguns dos companheiros que o vão ajudar nesta jornada de autoconhecimento e reposição da justiça no mundo. A melhor parte desta narrativa é a importância que é dada a cada um dos heróis de forma individual, não descurando o seu potencial em detrimento do grande poder que Deku tem, diferenciando-se assim de outros Shōnen que fazem da sua personagem principal o foco de todos os combates. Se gostas de filmes e séries de super-heróis, mais do que recomendo, afirmo mesmo que este anime é de visualização obrigatória!

  • STONE

Dr. Stone é daqueles títulos que nos suscita algumas dúvidas e pensamos que não nos vai deixar muito agarrados à história, até deixar. “Primeiro estranha-se, depois entranha-se” é o termo que consigo identificar para descrever este anime que é uma autêntica aula de História, Ciências e Biologia, com muitos momentos caricatos, cheios de humor, mas também reencontros emocionantes que deixarão certamente até o mais cético com uma lágrima no canto do olho. Nosso aliado neste mundo apocalíptico onde toda a humanidade foi transformada em estátuas de pedra, temos Senku, um génio do seu tempo, com uma inteligência fora do normal, que consegue descobrir como reverter a situação e não só, como conseguir avançar anos na história da civilização humana para conseguir recriar o planeta tal qual como o conhecia antes de misteriosamente ser petrificado. Um Shōnen muito diferente daquilo que estamos habituados, onde a inteligência supera a força bruta e nos deixa completamente imersos: “Eu vou usar o poder da ciência para salvar todo o mundo!”.

  • JUJUTSU KAISEN

Jujutsu Kaisen é do melhor que se tem feito no universo Shōnen nesta década: ação aos montes, uma boa dose de lutas espetaculares e visualmente muito bem conseguidas, um protagonista improvável que está perante uma das maiores maldições do mundo e um mestre que tem tanto de caricato como de supremacia quando mostra todo o seu poder e potencial. Neste mundo com uma narrativa muito inspirada nos “The Big Three” e por isso mesmo o coloca no último lugar desta lista, pela influência clara principalmente de Naruto Shippuden, encontramos Itadori, um estudante do Ensino Secundário que vive uma vida pacata com o seu avô e que decide, por obra do destino, deixar o Clube de Desporto da escola de lado e ingressar no Clube de Pesquisa do Oculto, mudando o futuro da sua vida para sempre. Apesar do mencionado anteriormente, não podia deixar de colocar nesta lista esta obra pela inteligência com que tem conseguido destacar-se destas influências e construir o seu próprio caminho único dentro do universo Shōnen, com uma animação soberba, efeitos visuais muito bem conseguidos sem cair no exagero e um antagonista extremamente bem construído, o nosso Sukuna que controla, ainda que de forma subtil, alguns dos ímpetos de Itadori. Com um filme que irá estrear nos cinemas em março e o anúncio da segunda temporada para 2023, ainda tens muito tempo para conseguir acompanhar as aventuras deste anime a tempo de ver a continuação que promete ainda ter muito para nos mostrar.

 

MENÇÕES HONROSAS

Não podia acabar este artigo sem umas menções mais do que honrosas, necessárias, para não faltar com nenhum título numa lista que se mostrou bastante desafiante de conseguir. Entre o melhor que nos últimos anos se tem feito, podemos encontrar milhares de animes, deixando aqui alguns dos nomes que merecem destaque: Black Clover, One Punch Man, Demon Slayer, Nanatsu no Taizai, Fairy Tail, The Promised Neverland, Haikyuu!!, Fire Force e Assassination Classroom são muitas das produções que me fizeram rir, chorar, entrar num turbilhão de emoções e ter esperança na vitória do bem contra o mal.

E POR ÚLTIMO…

Não podia terminar sem transmitir a paixão por este mundo que ainda tanto estigma carrega dentro de uma sociedade que apesar de mais inclusiva, ainda tem um longo caminho a percorrer no que toca à cultura geek. Muitas vezes somos vistos como “adultos que não cresceram” porque “gostamos de desenhos animados e jogos” e cada vez mais vozes se têm levantado neste meio para mostrar exatamente o contrário. Por Asta percebi que a força de vontade é maior do que as probabilidades estarem todas contra mim, por Saitama acreditei que tudo era possível, por Tanjiro aceitei que o maior poder vem do amor pela nossa família e pelos laços inquebráveis, por Meliodas decidi que não posso fugir do meu destino e por tantos outros, revivi e aprendi lições que irei levar para sempre para o resto da minha vida. Não são só bonecos, muito menos para crianças. São histórias únicas que merecem ser preservadas e vividas dentro de cada um de nós.

 

 

 

LÊ TAMBÉM

TOP 10 animes (Parte 1)


 

 

 

Metade humana, metade geek, esta espécie rara do universo gaming não dispensa uma tarde de jogatinas como nos bons velhos tempos com os vizinhos do bairro. Mal sabia ela que esta pequena paixão um dia se ia tornar num verdadeiro amor pela Cultura POP, daqueles para a vida toda. Jogos, animes, k-pop, séries, filmes, venham eles e é uma miúda feliz. Fazer gameplays é totalmente a sua praia, por isso criou o seu ninho da felicidade no Youtube, onde se dedica ao melhor hobby de todos, que a faz dar as maiores gargalhadas e permitiu encontrar a comunidade onde pertence, sem limites nem julgamentos.

Mais artigos