Siga nossas redes sociais!

BD & Literatura

Harry Potter e a Pedra Filosofal – a comemoração do início de uma saga que marcou gerações

Imagem do avatar

Publicado

a

O dia 26 de Junho de 1997 é quando ocorreu o lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro da saga Harry Potter que foi escrito pela autora britânica J. K. Rowling e publicado pela editora Bloomsbury. Por isso está na altura de comemorar este universo de fantasia que é dos mais famosos do mundo e que criou impacto na vida dos seus milhões de admiradores. Esta série de livros bem popular que foi traduzida para 69 idiomas marcou diferentes gerações e teve excelentes críticas ao longo dos anos, sendo que foram feitas diferentes adaptações, como a nível do cinema com a produção de oito filmes, realizada pela Warner Bros. Pictures entre 2001 e 2011, de jogos, parques temáticos dedicados a este universo, tanto em Inglaterra como nos EUA, mas ainda foi criada uma peça de teatro, inúmeros acessórios que fazem lembrar este mundo mágico, exposições dedicadas a esta temática, locais para serem visitados, como a loja oficial de produtos de Harry Potter na plataforma 9 3/4 da estação de comboios King Cross, na cidade de Londres, em Inglaterra que eu aconselho a visitarem e muito mais.

Harry Potter retrata as aventuras de um jovem órfão que descobre aos 11 anos que é um feiticeiro e mais tarde, ele recebe uma carta muito peculiar e exclusiva para estudar em Hogwarts, uma escola de magia e bruxaria que vai dar que falar com todas as peripécias e reviravoltas que vão sucedendo ao longo de sete livros, mas uma coisa é certa, a vida deste rapaz vai mudar e com desafios constantes que ele terá de enfrentar.

Os livros são sem dúvida, uma boa lição de vida e uma boa forma de se amadurecer!

Os livros da saga do Harry Potter têm a capacidade de ensinarem muito mais do que aquilo que pensamos e também nos dá lições de vida com uma perspetiva repleta de magia, como o valor da aprendizagem, amizade, lealdade, esperança, família e da determinação, pois mesmo em dias mais negros, é possível ver a luz ao fim do túnel e onde o amor é explorado como um tipo de arma poderosa e mágica, sendo que as escolhas tomadas pelas personagens vão ter sempre um papel importante para que possam encontrar o seu verdadeiro caminho. Harry representa a bondade, compaixão, empatia e amor que dá para perceber nas suas relações com Ronald Weasley, Hermione Granger, Albus Dumbledore, entre outros que todos nós precisamos de ter na nossa vida.

Esta coleção é uma boa ferramenta que ajuda no amadurecimento, principalmente dos mais jovens, onde consegue prender a atenção das pessoas com inteligência, mesmo que seja apenas através da leitura que é sem dúvida, um autêntico tesouro. Um exemplo é quando vemos Harry a ser constantemente desafiado a diferentes níveis e com confrontos que vão ser vitais para o seu desenvolvimento como ser humano que a pessoa acaba por se identificar em determinadas situações. Para além disso, os livros nos apresenta que o poder não precisa de vir só da força, mas sim também do conhecimento e personagens como Hermione e Dumbledore são exemplos disso que colocam as suas aprendizagens em prática e são utilizadas nas alturas certas.

A história em si tem uma mistura de fantasia e mistério com aventura, romance e suspense que ajuda a imaginar diferentes possíveis cenários para o desenrolar dos acontecimentos, mas com uma luta constante do bem contra o mal e com um significado bem próprio que transmite a mensagem certa para os seus leitores, deixando-os refletir sobre o valor que devemos dar às coisas e às pessoas ao mesmo tempo que retratam temas que são fundamentais que sejam falados, como por exemplo, o preconceito, depressão, ódio, sacrifício, pobreza, morte, discriminação, corrupção, poder, referências culturais, luto, imortalidade e muito mais.

A escrita de J. K. Rowling fez toda a diferença nestes sete livros do Harry Potter

Esta escritora consegue nos transportar para um novo mundo repleto de animais fantásticos, fantasia e magia com uma imaginação ilimitada e também com personagens resilientes que são testadas e se destacam, cada uma à sua maneira, criando uma ligação de empatia inevitável que nos aproxima das mesmas e transmitindo assim, mensagens apelativas e poderosas sobre diversos temas do nosso dia-a-dia que poderão ser fundamentais para a vida de qualquer um.

Assim, J. K. Rowling tem uma criatividade brilhante e uma capacidade de escrita fenomenal que vai tendo uma evolução consistente no seu conteúdo, de acordo com o crescimento do protagonista e também do próprio leitor que começa de um modo muito simples e leve e acaba por se tornar numa história mais adulta, complexa e com obstáculos pelo meio, cativando quem está a ler. Porém é necessário que isto aconteça para ocorrer um desenvolvimento mais profundo por parte não só das personagens da história, mas também do leitor e da respetiva personalidade que vai ocorrendo, ao longo de cada livro. Para além disso, ela explora este período da adolescência e respetiva vida escolar e as relações humanas destes jovens de um modo bem natural, em que os problemas abordados neste mundo da magia são semelhantes aos que podem ocorrer no mundo real.

A importância desta saga na vida dos seus leitores

De uma certa forma, estes livros acompanharam a juventude de muitas pessoas, como eu que conseguiram criar um ambiente com uma ligação mais familiar e cúmplice que é automático de se identificar.

No meu caso, esta coleção de livros foi uma boa distração e esteve presente durante a minha adolescência que tiveram um destaque na minha vida e fizeram a diferença de um modo bem especial e inesquecível, sendo que a pessoa sente-se próxima daquele mundo de fantasia, onde podemos utilizar a nossa imaginação e em que não falta a utilização de magia. As aventuras de Harry Potter e companhia criam vontade em começar ou mesmo em voltar a ler que nem sempre é um hábito muito frequente em muitas pessoas, principalmente jovens e eu sou um desses exemplos.

Assim, estes conseguiram ganhar uma dimensão vasta de popularidade e mesmo que o primeiro livro tenha sido lançado em 1997, continuam a surgir uma nova geração de leitores desta saga inovadora que vai continuar a mencionar estas histórias que nunca serão esquecidas e ainda trocar ideias sobre os acontecimentos de cada livro. Quem nunca imaginou que tinha a sua coruja e estava a estudar em Hogwarts na equipa que foi selecionada pelo Chapéu tão pertinente e esperto, percorrendo as suas passagens secretas e escadas que se movimentam completamente sozinhas e criando feitiços com a sua própria varinha mágica e poções ou então participando num jogo de Quidditch e utilizando uma vassoura voadora para se deslocar? Para mim, estes livros contêm das melhores histórias que foram criadas nos últimos tempos e também das personagens mais interessantes que fazem parte deste universo que criaram um impacto para várias pessoas de um modo muito especial.

Curiosidades

  • Sabiam que em 1990, J. K. Rowling estava a bordo de um comboio desde Manchester e com destino a Londres quando lhe surgiu a ideia de criar as histórias de Harry Potter que mais tarde se iriam tornar no sucesso que é hoje? Para além disso, enquanto estava a escrever o primeiro livro, ela estava a viver em Portugal, precisamente na cidade do Porto.
  • Sabiam que o primeiro livro da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicado com apenas 500 cópias na sua primeira edição e que atualmente estas valem muito dinheiro?
  • Para além de Harry Potter, o personagem favorito de J. K. Rowling é Dumbledore.

Autêntica geek, principalmente com tudo relacionado com filmes e séries. Esta é uma das minhas grandes paixões, de tal forma que eu resolvi criar um blog, onde partilho a minha opinião sobre o que vejo do universo dos filmes e das séries: A Geek Traveller.

Mais artigos