Connect with us

Destaques

7 Razões para Loki ser das melhores personagens da Marvel

Avatar photo

Published

on

Está quase a chegar uma das séries da Marvel mais esperadas do ano “Loki”, na Disney+, que explora uma das melhores personagens deste universo e uma das minhas favoritas.

Loki vai estrear no próximo dia 9 de Junho em exclusivo no Disney + e enquanto não chega esse dia, que tal referir as principais razões pelas quais Loki (Tom Hiddleston) é uma das maiores e mais populares personagens da MCU?

Esta personagem foi introduzida em 2011 na MCU graças aos filmes de Thor, como o irmão adotivo de Thor (Chris Hemsworth) que perante os seus comportamentos de inveja e de traição foi criando eventos que poderiam levar ao caos e também a diversos atritos por onde passasse, sendo que queria ser completamente superior ao Thor.

De seguida, partilho as 7 razões em que Loki é considerado como um Deus icónico e memorável.

1. Tem uma das personalidades mais complexas do universo da Marvel que acabou por ter uma trajetória avassaladora

É verdade! Ao longo da sua trajetória na Marvel, temos a oportunidade de ver diferentes lados da personalidade peculiar de Loki, chegando a um ponto em que não sabemos onde está a lealdade deste Deus da Mentira, pois existem momentos em que ele é um autêntico vilão, mas depois vai passando por situações em que é considerado como o herói do dia.

Loki tinha uma aparência humana e vivia entre os asgardianos, mas sentia que não era muito valorizado e que parecia um autêntico estranho para com a sua família adotiva, mesmo que tivesse tido muita atenção e carinho por parte de Frigga, a sua mãe adotiva, chegando a um ponto que dá para perceber a inveja e ciúme que tem de Thor desde muito novo, pois não tem as capacidades de batalha e de liderança deste. Assim foram várias as vezes que Loki tentou prejudicar o seu irmão ou até mesmo tentou matá-lo, pois não queria ser apenas a sombra de Thor, tornando-se assim numa ameaça iminente para Asgard.

Infelizmente nunca lhe foi dada uma oportunidade para mostrar o que valia até que chegou à altura em que foi quase o responsável por um apocalipse no planeta Terra, sendo que ele contribuiu para a formação dos Vingadores que era constituído pelos maiores heróis deste planeta e acabou por ser assim, o primeiro vilão com um monólogo marcante que este grupo enfrentou para salvarem o mundo.

Loki é um manipulador nato com uma sede de vingança e repleto de carisma e influência que nunca se sabe se ele está a mentir ou a dizer a verdade, sendo que ele pode enganar qualquer um a qualquer momento. Ele é o deus mais humano e charmoso que conhecemos que é capaz de fazer de tudo, seja para o bem ou para os seus esquemas do mal com motivações por vezes incertas.

É uma personagem mais humana e natural do que possamos imaginar que pode não ser perfeito, mas que as pessoas se identificam com ele, devido ao facto de se aceitar como ele é na realidade e de ser resiliente, determinado e lutador que não desiste de fazer o que for preciso para concretizar os seus planos ao mesmo tempo que passa por situações de rejeição, solidão e tristeza que fazem parte da vida de qualquer um de nós e que até chega a ser comovente em determinadas alturas, chegando a um ponto que o público vai torcendo para que Loki tome melhores decisões e quem sabe, ele consiga mais tarde, sacrificar-se por um bem maior e dar valor ao que realmente importa.

Esta é daquelas personagens que eu acho que teve um dos melhores desenvolvimentos ao longo das suas diversas participações na MCU. Loki passa por uma evolução enigmática e por um caminho de redenção, em que é revelada as suas verdadeiras origens, é mostrada a sua vulnerabilidade e a dor que foi sentindo todo este tempo que acabou por ser crucial para se tornar em quem ele precisava de ser.

Foi uma luta constante para o mal compreendido Loki, filho do rei Laufey dos Gigantes do Gelo de Jotunheim que sempre foi obcecado com poder. Este é um vilão genuíno, atraente e inesquecível com comportamentos imprevisíveis que está sempre a tramar alguma coisa, mas que consegue brilhar à sua própria maneira e envolver eficazmente o público, por mais caos que possa vir a criar, sendo que destaca-se em todas as alturas em que aparece.

2. Foi baseado no Loki da clássica mitologia nórdica

A história tanto de Asgardian como dos respetivos habitantes, entre eles, Loki foi baseada na clássica mitologia nórdica, tendo sido criada por Stan Lee e Jack Kirby. Devido à popularidade de Loki, muitas das suas histórias foram sendo alteradas na Marvel Comics, criando um interesse constante por parte dos fãs deste universo da Marvel, seja na banda desenhada ou no cinema.

Neste caso na MCU, Loki é o filho do rei dos Gigantes do Gelo, Laufey. Após ter ocorrido uma batalha entre os Gigantes do Gelo e os Asgardianos, Odin encontra Loki ainda como bebé e adota-o, tornando-se assim no meio-irmão de Thor.

A mitologia nórdica continua a ter o seu foco nos filmes da MCU, principalmente nos filmes de Thor, apesar de ter tido algumas alterações, mas não conseguimos deixar de pensar nesta mitologia ou nas suas lendas e histórias sem nos lembrarmos de Loki que era visto como um Deus, mas com sangue de gigante e no mito antigo era considerado como um ser demoníaco, instável e ambíguo, tornando-se como uma das personagens mais empolgantes da mitologia.

3. Tem um humor muito próprio

Seja através do seu estilo bem único ou mesmo devido aos seus diálogos mais sarcásticos que vão tendo piadas pelo meio, Loki tem o seu lado mais engraçado que diverte o público de um modo bem especial e um desses exemplos são algumas cenas que partilha com Thor. O humor desta personagem ocorre de uma forma muito natural, descontraída e adequada, sem qualquer tipo de exageros.

4. Um camaleão convincente e cheio de talentos

Loki é dos feiticeiros mais poderosos que existem, sendo que tem habilidades mágicas que podem enganar qualquer um, em que um dos seus poderes é a mudança de forma, podendo assumir a aparência de qualquer coisa, seja um animal ou outras pessoas e por isso pode-se transformar em quem quiser.

Ele é uma pessoa muito inteligente, talentosa e culta, principalmente no que toca às artes místicas. Também é um profissional na telepatia, um bom manipulador de magia, cura-se facilmente e consegue criar ilusões e muito mais. Parece que as suas habilidades extraordinárias não têm limites, mas eu acredito que ainda podemos conhecer mais sobre os dons de Loki e por isso eu espero que nesta nova série possam explorar mais esta parte.

 

5. O desempenho espantoso de Tom Hiddleston

Não consigo imaginar outro ator a interpretar o Loki do que Tom Hiddleston. Na realidade já vi outras produções em que a personagem de Loki foi apresentada e não me conseguiu prender a atenção da mesma forma do que a versão de Tom Hiddleston que é versátil e tem um talento bem próprio para o fazer. Este ator cria uma relação muito especial com a sua personagem e conseguiu conquistar com sucesso o coração dos fãs do universo da Marvel, mas a transformação incrível que foi ocorrendo ao longo do caminho de Loki acabou por ser muito devido à performance brilhante de Tom Hiddleston. Uma coisa também vos digo, eu tive a possibilidade de conhecer pessoalmente o Tom Hiddleston e ele é sem dúvida, muito simpático e dedicado completamente aos seus fãs.

6. O relacionamento complicado com Thor

Uma das principais dores de Loki foi a preferência de Odin por Thor, sendo que fez com que criasse uma rivalidade obsessiva para com o seu irmão. Loki tem uma relação de altos e baixos com Thor que pode acontecer um pouco de tudo, desde momentos mais engraçados como outros mais dramáticos que podem incluir discussões pelo meio.

Já perdemos a conta de quantas vezes estes irmãos já se enfrentaram seja para Loki obter os poderes de Mjölnir, martelo de Thor ou para ficar com o trono de Asgard e muito mais. Por mais que tenha sentimentos de ódio por Thor, Loki preocupa-se mesmo com o seu irmão, chegando a um ponto que não se importa de se sacrificar por ele, porque ele tem um amor profundo por Thor, mas não consegue deixar de ter ciúmes e inveja do herdeiro legítimo de Asgard.

7. É uma personagem icónica repleta de histórias para contar e de aventuras para se acompanhar

A popularidade de Loki foi continuando a crescer a uma velocidade espantosa de tal forma que aconteceu uma surpresa inesperada que foi a criação da sua própria série com uma versão alternativa desta personagem e desenrolada numa linha de tempo diferente das restantes produções da Marvel.

A série Loki vai explorar o caminho desta personagem após os acontecimentos do filme Vingadores: Ultimato que acaba por abrir possibilidades infinitas para explorar a jornada e o futuro deste vilão que na minha opinião apresenta a melhor versão do Deus da Mentira.

Finalmente vamos ter a oportunidade de conhecer a sua própria e única jornada, em que ele é o verdadeiro destaque, pois neste caso podem abordar mais os seus poderes, as diferentes caras de Loki e o seu lado de vilão que tanto nos tem cativado a acompanhar as aventuras desta personagem muito interessante que continua cheia de potencial e que ainda tem muito para dar.

Autêntica geek, principalmente com tudo relacionado com filmes e séries. Esta é uma das minhas grandes paixões, de tal forma que eu resolvi criar um blog, onde partilho a minha opinião sobre o que vejo do universo dos filmes e das séries: A Geek Traveller.