Cinema
Oslo, o novo filme da HBO protagonizado por Ruth Wilson e Andrew Scott
Oslo é o filme que tem uma mistura de drama com história e thriller e um pouco de política e espionagem pelo meio que estreou recentemente em exclusivo na HBO Portugal.
Neste caso é uma adaptação da peça vencedora do Tony Award com o mesmo nome que é escrita por J.T.Rogers que também foi responsável por escrever esta produção, sendo protagonizado por Ruth Wilson e Andrew Scott. É realizado por Bartlett Sher e a produção deste filme é da responsabilidade da DreamWorks Pictures, Marc Platt Productions e Bold Films.
Esta é uma história verídica de negociações entre inimigos implacáveis que podem incluir conversas secretas, amizades improváveis e o heroísmo silencioso de um pequeno, mas comprometido, grupo de israelenses, palestinos e um casal norueguês que levou mais tarde à criação dos Acordos de Paz de Oslo, em 1993.
O elenco é constituído por Ruth Wilson (Mona Juul), Andrew Scott (Terje Rød-Larsen), Salim Daw (Ahmed Qurie), Waleed Zuaiter (Hassan Asfour), Jeff Wilbusch (Uri Savir), Igal Naor (Joel Singer), Dov Glickman (Yair Hirschfield), Rotem Keinan (Ron Pundak), Itzik Cohen (Yossi Beilin), Tobias Zillacus (Jan Egeland) e Sasson Gabay (Shimon Peres).
Este remake retrata a verdadeira história dos Acordos de Paz de Oslo de 1993 que foram concebidos pelo casal norueguês Mona Juul (Ruth Wilson) e Terje Rød-Larsen (Andrew Scott) que vão ter um papel fundamental e decisivo, sendo que vão ser constituídas por negociações intensas e discretas que irão ser realizadas a seu tempo e com segredos que podem influenciar o seu desenvolvimento. Estes acordos vão sendo mediadas pela Noruega, cujo objetivo principal era de terminar com o conflito constante e violento entre o governo israelense e organizações palestinas. Este é um evento que marcou a história tanto de Israel como da Palestina e assim, através deste filme, temos a oportunidade de aprender mais sobre os bastidores e pormenores destas negociações, em que vão fazer toda a diferença para que se chegue a um acordo.
Mona é a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Noruega enquanto Terje é um sociólogo norueguês que vai ter o seu papel para desempenhar que também inclui ser aliado da sua mulher num trabalho específico. Será que ela vai conseguir ajudar a iniciar um diálogo entre os palestinos e Israel? Será que tanto Israel, como a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) vão conseguir chegar a um acordo que seja suficiente para acabarem com a guerra entre si que pode implicar estarem presentes no mesmo espaço?
Oslo é um filme original da HBO com uma história poderosa que tem uma mensagem que quer transmitir, em que podemos adquirir mais conhecimentos sobre este acontecimento emblemático e histórico que não foi fácil de se realizar, seja qual for a estratégia que fosse implementada, pois foi tendo os seus obstáculos e dificuldades pelo caminho, mas por vezes, a diplomacia tem os seus desafios e mesmo que as negociações para obter paz sejam difíceis, é essencial que se faça o que for necessário para que possam concretizar a missão que lhes foi solicitada.
Para além disso, eu acredito que o elenco, principalmente a dupla de talentosos, Ruth Wilson e Andrew Scott irão trazer boas surpresas para esta produção através da interpretação das respetivas personagens, criando assim, um interesse para se acompanhar esta história, mesmo que não apreciem este género de filmes.