Destaques
Shadow and Bone | A série de fantasia da Netflix
Baseado nos populares romances Grishaverse de Leigh Bardugo, Shadow and Bone da Netflix dá vida ao mundo de fantasia.

Criada pelo escritor de Arrival and Bird Box, Eric Heisserer, a temporada de oito episódios segue o primeiro romance de Bardugo na trilogia Shadow and Bone , mas também inclui personagens da duologia Six of Crows. Como tal, Shadow and Bone é uma mistura de histórias que serão familiares para os fãs dos livros de Bardugo, bem como para aqueles completamente novos na série. Shadow and Bone é um enlace magistral das histórias de Bardugo, com personagens cativantes ambientados num mundo de fantasia.
A 1º temporada segue Alina Starkov (Jessie Mei Li), uma cartógrafa que serve o exército Ravkan. Após ela e o seu melhor amigo de infância Mal Oretsev (Archie Renaux) serem atacados na Shadow Fold, descobre-se o seu poder oculto, ela é uma Invocadora do Sol – uma Grisha, com habilidade de invocar e manusear a luz. Alina é rapidamente colocada sob a proteção do General Kirigan (Ben Barnes), que tem o raro poder de invocar as trevas. Mas, juntos, acredita-se que serão capazes de destruir a Shadow Fold, uma praga das trevas que separa Ravka do resto do país.

Como as personagens de Shadow and Bone estão espalhadas por todo o mundo (e, nos livros, por toda a linha do tempo), Heisserer deparou-se com um grande feito para contar uma história completa e coesa. Trazer os corvos para Ravka e cruzar a Fold, estabelecendo uma ligação entre Nina e o exército Grisha do General Kirigan são maneiras inteligentes de ligar os segmentos díspares da história, embora exija algumas mudanças em certos aspectos dos livros. Na primeira temporada, as personagens espalham-se amplamente. Enquanto Alina segue a jornada agora arquetípica de uma heroína que deve salvar o mundo, os Corvos são criminosos furtivos que realizam vários assaltos. Nina e Matthias, enfrentam os preconceitos dos Fjerdans contra Grisha, eles tentam e executam como bruxas.
O que também ajuda a manter os espectadores envolvidos são os personagens fortes e as atuações do elenco principal. Li tem o maior papel como Alina, que carrega a heroína YA bem o suficiente. Barnes como Kirigan é magnético e fascinante, interpretando uma personagem torturada. Renaux também é extremamente charmoso como Mal, trazendo um equilíbrio a Alina que dá ao relacionamento das personagens uma qualidade amável. Quanto aos Crows, Nina e Matthias, embora tenham um pouco menos para trabalhar, eles são tão atraentes, com Young um destaque particular quanto Jesper.

O aspeto mais forte de Shadow and Bone é o mundo de fantasia que Bardugo, Heisserer e a restante equipa criaram para estas personagens e para as suas histórias. Parte disso vem do trabalho de base estabelecido por Bardugo nos seus romances – a mitologia de os Grisha e Fold, bem como a política de Ravka, Fjerda e Kerch, estão todos bem estabelecidos nos livros. Mas a forma como o mundo é trazido à vida, da textura dos poderes de Invocador do Sol de Alina ao cenário corajoso de Ketterdam, que ajuda o público a envolver-se completamente no mundo de Shadow and Bone – e é um mundo encantador.
Shadow and Bone é um drama de fantasia emocionante e excitante, com alguns momentos de imprudência para criar uma temporada de entretenimento na televisão. Como a primeira temporada é uma mistura de histórias novas e conhecidas, há algo para fãs e novatos em Grishaverse; mesmo aqueles que leram os livros encontrarão muito para descobrir nas séries de Heisserer.
Shadow and Bone estreia sexta-feira, 23 de abril na Netflix.
Info avançada por Screen Rant.

