Siga nossas redes sociais!

TV & Streaming

É hoje! Superman & Lois – A vida familiar do herói mais querido da DC

Avatar photo

Publicado

a

Estão preparados para para a adaptação mais recente de um dos super-heróis mais famosos do universo da DC?

superman

O que não faltam são versões, sejam elas contadas em filmes ou séries que retratam a história das aventuras de Superman (Super-Homem, em português), um dos super-heróis mais acarinhados da DC Comics.

Superman & Lois é uma mistura de ação, drama e ficção científica, numa versão mais familiar que já foi renovada para uma segunda temporada. Esta foi desenvolvida por Greg Berlanti e Todd Helbing, que também têm a função de produtores executivos, juntamente com Sarah Schechter e Geoff Johns, tendo sido baseada nas personagens do Super-Homem da DC Comics que foram criadas por Jerry Siegel e Joe Shuster. Protagonizada por Tyler Hoechlin e Elizabeth Tulloch, esta é uma produção da Warner Bros. Television, que faz parte do universo do Arrowverse, em que a primeira vez que o Super-Homem apareceu foi na segunda temporada da série Supergirl e depois no crossover mais recente deste universo e é assim, transmitida no canal norte-americano CW e está disponível em exclusivo no TVCine Action.

A história acompanha a vida do jornalista Clark Kent (Tyler Hoechlin), que também é o super-herói mais conhecido do mundo após ter tido uma vasta experiência de vários anos a salvar a humanidade de criminosos, vilões megalómanos, monstros que espalham o caos e invasões alienígenas capazes de destruir a raça humana. Clark e a sua mulher Lois Lane (Elizabeth Tulloch) vão ter de enfrentar o maior dos desafios que é lidar com o dia-a-dia de uma família na sociedade atual, ao mesmo tempo que tentam descobrir se os seus filhos adolescentes Jonathan (Jordan Elsass) e Jordan Kent (Alex Garfin) herdaram os poderes kryponianos do pai. Um dia, esta família sai de Metrópolis para se deslocarem a Smallville no Kansas – onde Clark cresceu – para tratarem de assuntos pendentes. Mas, se calhar, este local pode dar razões suficientes para que possam ficar em definitivo e, quem sabe, começarem uma nova fase das suas vidas.Clark Kent ou Kal-El tenta cumprir com o seu papel de herói, pai, marido e último filho de Krypton. Suas responsabilidades como Super-Homem colocam-se constantemente no caminho nas suas obrigações como pai, mas ele vai ter de tomar decisões para que possa definir suas prioridades e conciliar a sua vida de Super-Homem com sua vida familiar. O seu sogro, o General Samuel Lane (Dylan Walsh), com quem mantém uma relação cordial, será uma das pessoas que não irá facilitar o modo como Clark divide o tempo entre os seus diferentes papéis, pois o pai de Lois não tem sentido de oportunidade e surge nas alturas mais erradas, interrompendo momentos familiares e pedindo a sua participação em missões coordenadas por ele.

superman

Este super-herói tem anos de experiência com vidas a depender dele, enfrentando adversários poderosos, salvando pessoas e inspirando a humanidade com a sua bondade.  Mas agora ele também é um pai de família, com os mais altos valores morais e um instinto de proteção digno de um pai super-herói. E isso muda tudo! Ele vai ter de lidar com várias transformações e algumas perdas, que evidenciam o lado mais humano deste herói. E é neste ponto que a série se torna imperdível para aqueles que são fãs do Superman: vemos o herói, mas também o pai, o marido. Será que é possível que o Clark Kent possa existir ao mesmo tempo que o Super-Homem? Para descobrir você terá de assistir a série!

Crise no Daily Planet

Se não queres nenhum spoiler, pule este bloco!

Infelizmente, o jornal Daily Planet (Planeta Diário, em português) passa por uma crise financeira, fazendo com que tenha de ocorrer despedimentos de alguns dos seus funcionários, como foi o caso de Clark. Não será uma fase nada fácil para Clark, principalmente depois de ficar a saber da perda de uma pessoa próxima e ter de voltar para Smallville.

Clark e Lois já são casados há alguns anos e ela sabe as obrigações que ele tem como herói. Quando estão por Smallville, eles ponderam ter uma vida neste local na quinta dos Kent, criando assim, os filhos num sítio mais tranquilo. Será que é possível ter uma vida familiar mais calma em Smallville?

supermand_and_lois

Lois Lane é uma das jornalistas de investigação mais famosas de sempre, frontal e sem medo de dizer o que pensa. Ela é uma mulher forte, impulsiva, dedicada, e com um feitio complexo que cerca a família de cuidados enquanto Clark está fora nas suas missões.

Enquanto jornalista Lois está focada a descobrir a verdade sobre Morgan Edge (Adam Rayner), um bilionário dono de uma corporação e também do jornal Planeta Diário, que demonstra ter segundas intenções. Ela quer saber o interesse deste homem em investir em Smallville e porque ele quer prejudicá-la a todo o custo. Lois não vai desistir enquanto não souber a verdade e não desvendar os seus segredos. Será que esta sua investigação a vai colocar em perigo? Assim, Lois faz uma mudança súbita na sua carreira, deixando o seu emprego no Planeta Diário para dedicar-se não só à sua família em Smallville, mas também para continuar com o seu trabalho jornalístico num jornal local, pois tem uma conspiração e um mistério para investigar que com certeza vai fazê-la criar mais revoluções e deixá-la com bons adversários pelo caminho.

A mudança para Smallville

O casal toma a decisão de se mudar de Metrópolis para Smallville e criar uma nova vida para os seus dois filhos, Jonathan e Jordan, com 14 anos. Ser pais de adolescentes não é um desafio fácil, especialmente quando você é o Superman e precisa manter sua identidade em segredo. Será que Jonathan e Jordan estão preparados para esta descoberta? A certa altura, juntos, eles acabam por descobrir a nave que trouxe o pai ao planeta Terra. Como será que vão reagir quando souberem a verdade?

E a verdade tem muitas faces, muitos níveis, e aos poucos vai se desvelando após a chegada da família a Smallville. Tudo fica ainda mais confuso para os gêmeos quando eles sofrem um acidente que tinha tudo para ser fatal, entretanto, ambos saem ilesos do incidente sem qualquer tipo de explicação. Mas será que existe explicação maior do que serem filhos do Superman? Seria sorte ou a prova de que herdaram as habilidades do pai? No caso de Jordan, fica evidente que o rapaz não é como os outros, Jordan é diferente. Antes de começar a manifestar poderes, ele é introvertido, tímido, problemático e com uma personalidade complexa, com dificuldades em socializar. Jordan também sofre de ansiedade, para a qual faz terapia e toma remédios desde muito cedo, sem muitos resultados. A revolta que o rapaz sente dentro de si parece não ter fim e nem começo, apesar de sua luta contra essa condição. Já seu irmão Jonathan é uma pessoa modesta, com bom coração, sorridente, compreensivo e um atleta de futebol americano popular no colégio em Metrópolis. A mudança para Smallville é um gole mais duro para Jonathan, que precisou deixar para trás essa vida que levava e também um grande amor.

Clark tem uma relação de altos e baixos com Jonathan e Jordan, mesmo depois de anunciar que é o Super-Homem, mas tenta aproximar-se dos seus filhos, sempre que consegue, como foi o caso de ajudar Jordan a descobrir os seus poderes dando-o a conhecer a Fortaleza da Solidão ou até se tornar num treinador assistente da equipa de futebol americano da escola dos mesmos. Ele também ensina a Jonathan e Jordan que, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades e, por isso, eles não podem criar suspeitas para as outras pessoas e ter cuidados redobrados, sendo uma boa justificação por não ter revelado mais cedo que era o Super-Homem. Para além disso, Clark vai partilhando as suas experiências de quando era adolescente, que por vezes pode não significar a mesma coisa para estes dois irmãos, pois foram tempos diferentes.

De volta ao passado

Para os mais apaixonados pela história do Superman, é logo no primeiro episódio que temos um momento de pura nostalgia que mostra um resumo da origem e do início da jornada de Kal-El, narrada por ele mesmo: como chegou ao planeta Terra, como foi encontrado por Jonathan e Martha Kent, seu crescimento em Smallville, a morte inesperada do seu pai, a mudança para uma vida adulta em Metrópolis, o início da trajetória de herói e entrada como jornalista no Planeta Diário. Depois Clark conhece Lois Lane, o amor da sua vida, contando-lhe a verdade e mais tarde também lhe pede em casamento em plena Fortaleza da Solidão. Todo este caminho que Clark percorreu foi apresentado de uma forma natural, prática e clara, utilizando imagens simples e muito significativas.


Outra surpresa é o reencontro de Clark com Lana Lang (Emmanuelle Chriqui), que agora trabalha no banco de Smallville. Lana foi o primeiro amor de Clark e eles mantiveram uma boa amizade. Ela é atualmente casada com Kyle (Erik Valdez), o chefe de bombeiros com quem tem duas filhas, entre elas, Sarah (Inde Navarrette), uma miúda impulsiva e tem passado por situações complicadas. Sarah vai se aproximar da família Kent através de Jordan, de quem torna-se amiga.

Uma versão de Superman mais adulta

Esta não é só uma história do Superman como um símbolo para a humanidade, mas sim da sua família e todos os desafios que têm de enfrentar e os sacrifícios que têm de fazer, lidando com a pressão e os problemas do dia-a-dia, em que cada uma das personagens vai passando por mudanças e situações de vulnerabilidade que irão ser vitais para o seu amadurecimento e para desenvolver as dinâmicas entre os diferentes membros da família Kent. Para além disso, também foca em assuntos pertinentes e interessantes para a sociedade, tais como, a saúde mental, a paternidade, o bullying, tragédias familiares, a importância de ter esperança, mesmo nas alturas mais obscuras, as relações familiares e muito mais.

superman_&_lois

Superman & Lois tem acontecimentos inesperados que vão cativando constantemente, o espetador, uma fotografia misteriosa e mais escura que é uma abordagem bem diferente do que estamos habituados a ver noutras produções da DC. É uma versão mais adulta e peculiar nunca antes vista de Clark Kent e Lois Lane com uma boa banda sonora e uma qualidade evidente nos seus efeitos especiais dando atenção aos detalhes, principalmente nas cenas de ação que tem mesmo muito potencial. Também é fiel às histórias e aventuras de uma das personagens mais famosas da cultura pop que contém várias referências e homenagens visuais não só à banda desenhada, mas também aos filmes e séries que já foram feitos sobre o Super-Homem e que tiveram o seu sucesso.

Este drama familiar que tem sido feito de uma maneira inteligente e ousada também tem uma grande responsabilidade pela frente que vai ser sem dúvida, um desafio conseguir prender a atenção do público depois de terem existido várias adaptações desta personagem, mas na minha opinião, segundo estes cinco episódios estão num bom caminho para surpreender.

Finalmente temos a oportunidade de ver uma adaptação deste super-herói que ainda não tinha sido explorada, onde podemos acompanhar a sua jornada, enquanto pai e como ele consegue dividir esta sua vida dupla. Mas isso não quer dizer que não deixamos de ver o Super-Homem a salvar pessoas ou a evitar a explosão de uma instalação nuclear, mesmo que ele se tenha mudado para Smallville, porque ainda há muito que pode acontecer no seu lar e os vilões, como o Capitão Luthor (Wolé Parks) ou outros com poderes que estão preparados para se colocarem no caminho desta vida mais tranquila do protetor da Terra e eu espero mesmo que também estejam presentes aqueles adversários que já são muito conhecidos no mundo do Super-Homem.

Superman & Lois está de parabéns por ter inovado e por ser diferente das outras produções do Arrowverse, contendo uma história que vai fluindo naturalmente, sem precisar de grandes complexidades e com sequências de ação muito bem realizadas, com ângulos de filmagem num bom enquadramento e com cenas em câmara lenta bem implementadas. Espero que continue a acontecer deste modo e também a nos trazer boas surpresas, com momentos empolgantes, obstáculos, revelações interessantes para se tornar um bom entretenimento para qualquer faixa etária.

Publicado por: Ana Calado

Autêntica geek, principalmente com tudo relacionado com filmes e séries. Esta é uma das minhas grandes paixões, de tal forma que eu resolvi criar um blog, onde partilho  minha opinião sobre o que vejo do universo dos filmes e das séries: A Geek Traveller.

Autêntica geek, principalmente com tudo relacionado com filmes e séries. Esta é uma das minhas grandes paixões, de tal forma que eu resolvi criar um blog, onde partilho a minha opinião sobre o que vejo do universo dos filmes e das séries: A Geek Traveller.

Mais artigos